25 de jul. de 2013

Tucano-BA: Colisão entre caminhonete e carreta deixa um morto e 11feridos na BR-116


Informações  dão conta de que  a D-10 seguia do povoado de Mandacaru, com doze pessoas que iriam participar  das  festividades da Igreja católica na sede de Tucano, quando o veículo colidiu frontalmente  com a carreta que trafegava no sentido contrario.

Com o impacto da  batida, o motorista  da caminhonete, identificado como José Martins dos Santos, conhecido por  “Cabo Chico”, ficou preso nas ferragens e morreu no local. Uma idosa que também ficou presa às ferragens, foi resgatada com vida por policiais militares e populares. Os   demais ocupantes,  foram projetados  para  fora do veiculo, ficando  jogados  no asfalto. A carreta que teve o eixo dianteiro arrancado, foi parar  dentro do mato.

Policiais Militares da 2ªCIPM/Tucano e do 1º-Pelotão de Caldas do Jorro, juntamente com prepostos do Hospital Mariana Penedo, socorreram as vítimas  e encaminharam  para a referida  casa de saúde.

As vítimas que deram  entrada na emergência  do Hospital Mariana Penedo, foram: Maria Senhora de Moura, 72 anos, Ednei Maria de Moura, 74 anos, Nelimária  dos Santos Matos, 37 anos, Naildes Matos dos Santos, 26anos, Maria José Hermelino de Araújo, 37 anos, Aurélia  Matos dos Santos, Josélia  Santos Aquino,  Zizélia Gonçalves Sobrinho, Josefa  Santos de Aquino, Fernanda Matos dos Santos e Aldina Martins  dos Santos. O condutor  da carreta  não foi identificado.

A senhora Ednei, foi transferida para o Hospital Santa Tereza em Ribeira do Pombal, com suspeita de hemorragia interna.  O corpo de Cabo Chico,  foi removido para o IML de Euclides da Cunha.
O ocorrido foi  informado a Policia Rodoviárias Federal(PRF), em Feira de Santana.
DSCF7030
Policiais Militares e profissionais de saúde, prestando socorro as vítimas
DSCF7026
PM tentando resgatar vítima das ferragens
DSCF7023
Com o impacto da colisão, caminhonete ficou destruída
DSCF7029
Vítimas sendo socorridas para o Hospital Mariana Penedo
DSCF7034 DSCF7043 DSCF7047 DSCF7050 DSCF7051 DSCF7054 DSCF7057 DSCF7059
Texto e fotos por: Gil Santos Notícias

Itapicuru: Mãe adolescente enterra filho vivo no quintal de casa

Um fato assustou a população de Itapicuru-Ba na tarde de quarta-feira dia (24), quando a mãe adolescente (15 anos), enterrou a filha recém-nascida no quintal de casa. Segundo informações de populares, a adolescente de iniciais D.J.S, tinha alegado para sua tia que a criança tinha nascido morta e ainda pré-matura. O fato aconteceu no Povoado de Varzinha.
De forma ágil, a Justiça local expediu uma ordem de apreensão contra a menor de iniciais D J S, que aguarda ação das polícias da região. Segundo informações de populares do município que optaram não revelar identidade, a adolescente jogou a filha recém-nascida em um buraco escavado no quintal de casa.

 Segundo moradores, a criança foi retirada do buraco escavado com vida. O crime só foi descoberto porque uma tia da acusada foi  ao local e percebeu a terra se mexendo, onde também escutou um barulho de choro, foi aí que a mesma retirou o bebê, deu banho e o conduziu para o hospital local. Por meio do Judiciário local a criança foi transferida para UTI de Aracajú, capital Sergipana.
.
Fonte: Bocão News

23 de jul. de 2013

Dominguinhos morre aos 72 anos em hospital de São Paulo

Músico lutava havia seis anos contra um câncer de pulmão. Ele havia sido transferido para a capital paulista em 13 de janeiro.
O músico Dominguinhos morreu nesta terça-feira (23), aos 72 anos, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo . Ele lutava havia seis anos contra um câncer de pulmão. De acordo com o hospital, o músico morreu às 18h em decorrência de complicações infecciosas e cardíacas.
Ao longo do tratamento, ele desenvolveu insuficiência ventricular, arritmia cardíaca e diabetes. Dominguinhos foi transferido para a capital paulista em 13 de janeiro. Antes, esteve internado por um mês em um hospital no Recife. A filha do músico, Liv Moraes, confirmou nesta segunda-feira (22) que o cantor havia voltado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) porque o estado de saúde dele tinha piorado.
Considerado o sanfoneiro mais importante do país e herdeiro artístico de Luiz Gonzaga (1912-1989), José Domingos de Morais nasceu em Garanhuns, no agreste de Pernambuco. Conheceu Luiz Gonzaga com 8 anos. Aos 13 anos, morando no Rio, ganhou a primeira sanfona do Rei do Baião, que três anos mais tarde o consagrou como herdeiro artístico.
Instrumentista, cantor e compositor, Dominguinhos ganhou em 2002 o Grammy Latino com o “CD Chegando de Mansinho”. Ao longo da carreira, fez parcerias de sucesso com músicos como Gilberto Gil, Chico Buarque, Anastácia e Djavan.
Ainda criança, Dominguinhos tocava triângulo com seus irmãos no trio “Os três pinguins”. Quando ele tinha 8 anos, foi “descoberto” por Gonzagão ao participar de um show em Garanhuns. A “benção” lhe foi dada pelo rei do baião quanto tinha 16 anos.
“Gonzaga estava divulgando para a imprensa o disco 'Forró no Escuro' quando ele me apresentou como seu herdeiro artístico aos repórteres”, lembrou-se Dominguinhos em entrevista ao G1 no fim de 2012. “Foi uma surpresa muito grande, não esperava mesmo.”
De acordo com ele, o episódio aconteceu somente três anos depois de sua chegada ao Rio, acompanhado do pai, o também sanfoneiro Chicão. Mudaram-se para a cidade justamente para encontrar Luiz Gonzaga. “Em cinco minutos, ele me deu uma sanfona novinha, sem eu pedir nada”, prosseguiu. Naquele período, Dominguinhos saiu em turnê com o mestre para cumprir a função de segundo sanfoneiro e, eventualmente, de motorista.
Centenário de Gonzagão 
No fim de 2012, Dominguinhos se dedicou ativamente às celebrações dos cem anos do nascimento de Luiz Gonzaga. Durante um show no dia centenário, 13 de dezembro, realizado na terra natal do músico, Exu (PE), Gilberto Gil comentou: “Dominguinhos teve a herança do Gonzaga, que ele incorporou, através das canções, dos estilos, o gosto pelo xote, xaxado”. 

Para Gil, no entanto, Dominguinhos soube trilhar um caminho próprio. “Dominguinhos foi além, em uma direção que Gonzaga não pôde, não teve tempo. Ele foi na direção do início de Gonzaga, o instrumentista, da época das boates do Mangue, no Rio de Janeiro, quando ele tocava tango, choro, polca, foxtrot, tocava tudo, repertório internacional, tudo na sanfona. ”
G1

NTE entrega tablets a professores


NTE entrega tablets a professores

O Governo do Estado da Bahia adquiriu 30 mil Tablets Educacionais que serão distribuídos, até o final do mês de agosto, entre todos os professores rede pública estadual. O dispositivo móvel é um recurso tecnológico que contribuirá para o aprimoramento da prática pedagógica. O professor Jorge Carneiro, coordenador do Núcleo de Tecnologia do Estado (NTE/Feira de Santana), afirma que, nesta primeira etapa, os equipamentos serão distribuídos entre os professores do órgão. “Cada professor receberá capacitação, a ser iniciada na segunda quinzena do mês de agosto”, explica.  O equipamento, bloqueado, será entregue ao professor que deverá efetuar um cadastro acessando o sítio eletrônico fnde.gov.tableteducacional, onde deverá informar o CPF e um endereço válido de e-mail para recebimento de uma senha de desbloqueio. “É necessário que os professores, que ainda não tenham, criem uma conta de e-mail do Gmail”, orienta Carneiro.  Além dos tablets, o Governo Federal já iniciou a distribuição de lousas digitais em todas as escolas públicas do país. “É importante ressaltar que as escolas contempladas, inicialmente, atendiam aos requistos estabelecidos pelo MEC, a exemplo de disponibilidade de internet sem fio (WiFi)com banda larga, e estavam inseridas no programa Banda Larga nas Escolas. O professor que tiver dúvidas poderá procurar o NTE em Feira de Santana, situado à Avenida Presidente Dutra, nº 1000 – Centro.

Informações do www.blogdovelame.com

19 de jul. de 2013

Nova Soure: Morte de advogado completa três anos e acusados permanecem livres

Nova Soure: Morte de advogado completa três anos e acusados permanecem livres


No dia 29 de agosto de 2010, um crime chocou a cidade de Nova Soure, no nordeste baiano. O advogado Ivan Edson Conceição da Silva, de 26 anos, foi assassinado a facadas quando tentava separar uma briga em um bar na praça principal da cidade, distante 246 quilômetros de Salvador. O crime aconteceu por volta da 1h da madrugada e os autores, um menor, que na época tinha 16 anos, e Vagner Freitas, que era maior de idade, ainda permanecem em liberdade. O jovem, que completa 18 anos em outubro, chegou a ser apreendido e passar um mês em uma instituição para adolescente infrator em Feira de Santana. Já Vavá, como é conhecido o outro acusado, passou dois meses no presídio de Serrinha e deixou a cadeia após a Justiça conceder um habeas corpus solicitado pelo seu advogado. Segundo informações obtidas pelo Bahia Notícias, amigos e parentes do advogado prometem realizar manifestações para cobrar a prisão dos acusados, que são vistos com frequência pelas ruas do município. O caso permanece na comarca local aguardando julgamento.

por David Mendes
Fonte: Bahia Notícias

17 de jul. de 2013

Bahia: Homem tenta pagar prostituta e motel com cartão do Bolsa Família

0120-320x181

O uso do cartão do Bolsa Família para uma finalidade no mínimo estranha é investigado pela polícia civil da Bahia. Na cidade de Itapetinga, a 316 quilômetros de Salvador, um homem, identificado apenas como “João”, teria tentado pagar os serviços de uma prostituta e o motel em que pretendia realizar o programa sexual com o cartão do principal programa social do governo.

A confusão começou quando a prostituta tentou cobrar adiantado os R$ 50 do programa. “João” percebeu que estava sem dinheiro, e perguntou se ela não aceitaria o pagamento através do cartão do Bolsa Família. As informações são do jornal A Tarde.

A mulher queria receber em dinheiro, recusou o cartão e, devido à discussão, uma radiopatrulha da PM foi chamada ao local. Para pagar a entrada no quarto do motel, o homem teria deixado o aparelho de som do seu carro.

 Os policiais militares contaram que “João” se irritou com o escândalo e reclamou da situação nos seguintes termos.
“Itapetinga tá atrasada mesmo, nem as p… aceitam cartão!”.

O delegado Roberto Júnior, titular da delegacia de Itapetinga, informou que o caso foi registrado na delegacia como um “termo circustancial” de um cliente que não pagou o motel. Segundo ele, a utilização do cartão do Bolsa Família ainda está sendo investigado.

“O problema é que o cartão não foi retido pelos policiais militares, pois aí eu só liberaria na presença da titular”, disse.

Pelas regras do programa, a titular do cartão é, preferencialmente, a mulher da casa. O delegado explicou que se ficar comprovado o uso indevido, o cartão pode ser cancelado.
 
Fonte: gazetaonline.globo.com

7 de jul. de 2013

Bahia ocupa a 4ª posição em quantidade de secretarias e a 10ª em gastos com pessoal


Governos estaduais multiplicam pastas e elevam gasto com pessoal
O inchaço da máquina pública com o aumento no número de servidores públicos e pelo excesso de secretaria é prática recorrente nas administrações estaduais. Levantamento feito pelo jornal O Globo mostra que alguns governos estaduais mantêm elevado número de pastas, muitas com funções quase idênticas, apenas para abrigar aliados políticos. Além disso, as despesas com pessoal avançam em ritmo mais acelerado do que a arrecadação, o que reduz a cada ano o fôlego para investimentos.

 No levantamento do número de secretarias, o governo da Bahia empata com Pernambunco e Rio Grande do Sul. Os três estados contam com 27 pastas atualmente e estão na 4ª posição do ranking nacional.  O Distrito Federal é o recordista — são 36 secretarias, só três a menos que as do governo federal (39). Ao mesmo tempo em que criam mais secretarias, as administrações estaduais também aumentam seu quadro de funcionários.

O estudo, a partir de orçamentos de 22 unidades da Federação, mostra que a previsão de gastos com funcionários nesses governos aumentou 42%, um ritmo superior ao do crescimento de estimativa de receita (28%). Há três anos, esses governadores, juntos, orçaram R$ 182,9 bilhões para custear a folha de pagamento. Neste ano, a previsão é gastar R$ 259,8 bilhões. Essa despesa, se tivesse acompanhado o ritmo de crescimento da receita (de R$ 473 bilhões para R$ 605,7 bilhões), seria hoje R$ 25 bilhões menor.

 A máquina estadual baiana está em 10º lugar ao lado de Paraná e Rondônia na proporção de gastos com pessoal. Os três estados registram 45% do orçamento total aplicado para pagamento de salários.Com informações do Bahia Notícias

FERROVIA VAI PASSAR POR CIDADES DA REGIÃO


A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizou reunião participativa em Recife/PE, na quarta-feira, 3 de julho, para discutir os estudos do projeto do traçado do trecho ferroviário entre os municípios de Feira de Santana (BA) e Ipojuca (PE). A reunião aconteceu das 14h às 18h no Recife Praia Hotel, na Avenida Boa Viagem. Esse trecho ferroviário integra o Plano de Investimento em Logística lançado pelo governo em agosto do ano passado. A ferrovia terá 893 km de extensão, cortando 37 municípios nos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco.
 
O ponto de partida localiza-se em Feira de Santana, onde será instalado o pátio de interligação com o trecho ferroviário Belo Horizonte (MG)-Salvador (BA). Em Ipojuca (PE) os trilhos farão ligação com a Nova Ferrovia Transnordestina.
 
A principal obra de arte desse trecho será a ponte sobre o rio São Francisco entre os estados de Sergipe e Alagoas, com extensão de 2.700 metros.

No Estado da  Bahia, a ferrovia passará pelos municípios de Feira de Santana, Coração de Maria, Santanópolis, Irará, Ouriçangas, Aramari, Inhambupe, Crisópolis, Olindina, Itapicuru, Fátima, Adustina, Paripiranga, Coronel João Sá e Pedro Alexandre.

Em Sergipe, os trilhos cortarão os municípios de Carira, Nossa Senhora da Glória, Monte Alegre de Sergipe,Tobias Barreto, Poço Verde, Porto da Folha e Poço Redondo. Em Alagoas, a ferrovia passará pelos municípios de Pão de Açúcar, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira, Poço das Trincheiras, Maravilha e Ouro Branco. Em Pernambuco serão atravessados os municípios Rio Formoso, Gameleira, Ribeirão, Sirinhaém e Ipojuca.

Fonte:  Arildo Leone