24 de out. de 2013

Nova Soure: Delegado é preso acusado de tortura, prevaricação e abuso de autoridade




O delegado titular de Nova Soure, cidade a 229 km de Salvador, está preso na Corregedoria da Polícia Civil na capital baiana, depois de faltar a uma audiência sobre as acusações que responde - tortura e prevaricação. Após a ausência, José Renato Flores da Cunha teve a prisão preventiva decretada.

O mandado foi cumprido na tarde desta quinta-feira (24) em Feira de Santana, onde o delegado também possui residência. O delegado responde a vários processos administrativos disciplinares, segundo nota da Polícia Civil. Ele faz parte dos quadros da polícia há 18 anos e já passou pelas delegacias de Ubatã, Iaçu e Correntina. Desde 2011, ele está em Nova Soure.

Segundo denúncia do Ministério Público da Bahia, em 25 de julho de 2012 o delegado teria autorizado um candidato a vereador local a transportar, em seu veículo particular, um preso custodiado na delegacia de Nouva Soure até o fórum da cidade para que o detento lavrasse a certidão de nascimento do filho.


Outro registro mostra que, por conta de uma cobrança de aluguel, o delegado teria conduzido o inquilino devedor para que fosse torturado na delegacia. Ainda constam denúncias de que o delegado teria se apropriado de valores encontrados com um menor apreendido pela polícia.



Também segundo o MP, o delegado trataria as pessoas que buscavam ajuda da polícia na delegacia sem respeito e assediava moralmente servidores que trabalhavam na unidade.

Fonte: Correio

21 de out. de 2013

Prefeito de Ribeira do Pombal é feito refém após roubo a fazenda


Divulgação
O prefeito do município de Ribeira do Pombal, Ricardo Maia Chaves de Souza (PSD), de 37 anos, foi levado como refém após quatro homens armados invadirem a fazenda dele na madrugada desta segunda-feira (21).

As informações são do Batalhão de Polícia Militar da cidade. Segundo a PM, as vítimas foram soltas na manhã desta segunda, quando o caso foi informado à imprensa.
 
A assessoria de comunicação da Prefeitura de Ribeira do Pombal informou que o prefeito não ficou ferido, mas está "muito abalado". O gestor foi levado para a residência dele na cidade. De acordo com a PM, durante a ação, os assaltantes também levaram a madrasta do gestor municipal como refém.
 
"Os quatro elementos tinham feito um assalto em um posto de gasolina na cidade do Jorro. Aí nós montamos uma barreira na BR. Foi quando eles perceberam a barreira e entraram pela estrada até a fazenda dele. Chegando lá roubaram a fazenda e levaram os dois", relata o soldado Jairo.
 
A PM afirma que o grupo levou diversos pertences do prefeito, além de uma alta quantia em dinheiro. Segundo a polícia, as duas vítimas foram liberadas pelos assaltantes por volta das 7h desta segunda-feira, na região de Feira de Santana. Até as 10h, os criminosos não tinham sido identificados e continuam sendo procurados.

As informações são do G1.

3 de out. de 2013

Acidente com vítima fatal marca a noite desta quarta-feira (02) em Crisópolis


No início da noite desta quarta-feira, 02 de outubro por volta da 19:00hs, na Avenida Professor Nélson Almeida Santiago (antiga Av. Luis Eduardo Magalhães) nas imediações do Batalhão da Polícia Militar em Crisópolis, dois veículos, uma motocicleta e um carro, colidiram frontalmente, provocando a morte instantânea de um jovem crisopolense.

O acidente aconteceu quando o veículo tipo Renault Clio, placa policial NYH 2127, conduzido pelo motorista Salvio Rocha conhecido popularmente apenas como  Vitor tentou entrar em uma travessa às margens da avenida quando o jovem Perivelton de Matos Pinheiro (20) que pilotava uma motocicleta modelo Honda Pop 100, placa policial NYO 3912, em sentido contrário e não conseguiu frear a tempo de evitar a colisão, ocasionando o choque frontal.

O impacto acabou provocando o arremesso do jovem contra o acostamento da via, onde ao bater fortemente com a cabeça no chão não resistiu e faleceu ali mesmo no local.

Após o ocorrido o motorista envolvido no acidente apresentou-se espontaneamente ao 5º Batalhão da Polícia Militar de Crisópolis, onde prestou depoimento e aguarda as conclusões do serviço da perícia.
Fonte: Crisópolis em Foco

POLÍCIA IMPEDE TENTATIVA DE REBELIÃO NA DELEGACIA DE RIBEIRA DO POMBAL


Após horas de ação policial e diálogo com os cerca de 40 detentos da Delegacia local as polícias Civil, Militar e Rodoviária conseguiram por fim à tentativa de rebelião iniciada logo no inicio da manhã de segunda-feira, 30 de setembro, com a queima de objetos o que gerou fumaça e assustou a população assim que soube da notícia.
Quem também teve suas atividades interrompidas foi uma creche municipal localizada vizinha à delegacia, ao perceber a fumaça e um cheiro forte as aulas foram imediatamente interrompidas e os alunos e funcionários dispensados. "O medo foi que houvesse incêndio ou fuga de alguém e acabasse se refugiando entre as crianças", disseram funcionários da instituição.
Após momentos tensos entre os policiais, tudo acabou bem com a rendição dos revoltosos quando a polícia utilizou de tiros de alerta, pistolas de energia e gás de pimenta. Logo em seguida os presos foram revistados e posteriormente posto de volta em suas celas. O delegado Dr. Equiber em entrevista à imprensa falou que "embora houvesse a possibilidade de fuga, graças ao forte cerco policial nada de mais grave aconteceu nem tampouco pouco feridos". 
Do Folha Pombalense, com redação e foto.