30 de jan. de 2014

MP processa prefeitura de Paulo Afonso após envenenamento de 45 gatos

MP processa prefeitura de Paulo Afonso após envenenamento de 45 gatos


O Ministério Público da Bahia (MP-BA) entrou com um processo contra a prefeitura de Paulo Afonso, no norte baiano, após 45 gatos serem encontrados mortos nas ruas da cidade. De acordo com a promotora de Justiça Regional Ambiental, Luciana Khoury, a gestão municipal não possui um plano de proteção dos animais. O pedido ao Tribunal de Justiça da Bahia é para que a prefeitura seja obrigada a recolher os bichos, em até 5 dias, e levar para um abrigo público, com estrutura para todo o tratamento necessário. Os gatos mortos foram encontrados próximo do prédio da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) e da sede MP. O assassinato dos felinos está sendo investigado pela polícia. A morte de animais em Paulo Afonso já era alvo de ação da promotoria desde 2013 e, segundo Luciana Khoury, a prefeitura não acatou as sete ações sugeridas em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).
Fonte: Bahia Notícias

27 de jan. de 2014

Retroescavadeira desprende de carreta, cai em ônibus e provoca 12 mortes em Alagoinhas

Ed Santos/Acorda Cidade

                               Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Daniela Cardoso 
Um grave acidente envolvendo uma carreta, um trator e um ônibus deixou vários mortos e feridos na manhã desta segunda-feira (27), na BR-110, na região do município de Inhambupe, na saída de Alagoinhas. Uma retroescavadeira, que era transportada por uma carreta, se desprendeu e caiu em cima de um ônibus da empresa Gontijo, que saiu de São Paulo na noite do último sábado com cerca de 50 passageiros, e seguia para a cidade de Paulo Afonso. 
 
 
Segundo informações de Marcus Aragão, do site Aragão Notícias, o acidente ocorreu por volta das 6h10 e 12 passageiros tiveram morte instantânea. Ele ainda informou que a maioria dos passageiros desembarcou na noite de ontem em Feira de Santana e que no momento do acidente, segundo um dos sobreviventes, tinha cerca de 25 pessoas no ônibus.  
 
“O ônibus ia subindo uma ladeira e uma carreta Mercedez branca vinha sentido contrário com um trator de aproximadamente 40 toneladas. O trator se soltou e bateu de frente com o ônibus. Contei mais de 12 corpos, a maioria de pessoas idosas”, informou. Marcus Aragão informou ainda que o motorista da carreta fugiu.
Segundo a polícia, três ambulâncias do Samu foram deslocadas para a rodovia e deixaram a região com os feridos. Não há informações sobre quantas pessoas tiveram ferimentos, nem para quais hospitais elas foram levadas. 
 
 




Fotos: Aragão Notícias / Carlos Alberto -  informações com o repórter Ed Santos do Acorda Cidade
 
Fonte; Acorda Cidade

15 de jan. de 2014

CRIANÇA DE 5 ANOS DE RIBEIRA DO POMBAL MORRE AFOGADA EM PISCINA DE HOTEL EM SALVADOR


Uma criança de 5 anos morreu após se afogar na piscina Hotel Bahia Othon Palace, em Ondina, no início da tarde desta terça-feira (14). O garoto foi resgatado sem respirar e ainda foi reanimado dentro do hotel por médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O menino foi identificado como João Vitor Santos de Queiroz Souza.

A criança estava sendo levada para o Hospital do Subúrbio, quando sofreu uma parada cardíaca dentro da ambulância. Os médicos tentaram reanimá-lo novamente, mas o menino não resistiu. O corpo da criança foi levado para o necrotério do Hospital Geral do Estado (HGE) e de lá foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). A família do menino é de Ribeira do Pombal, no interior do estado.

O caso foi registrado na 7ª Delegacia (Rio Vermelho). Segundo o boletim de ocorrência, o garoto se afogou por volta das 12h30. Ele deu entrada no hospital, já sem vida, às 15h24. O hotel está recebendo um congresso evangélico ligado ao missionário R.R. Soares. Não há informações sobre quem estava com João Vitor na piscina do hotel. Ele estava no estabelecimento com a família, enquanto o pai participava do congresso.

Em nota, a direção do Othon lamentou a morte e disse que o salva-vidas do hotel ajudou a retirar a criança da piscina.

Leia o texto divulgado pelo hotel:
A direção de Hotéis Othon lamenta o incidente ocorrido nesta terça-feira na piscina do Bahia Othon Palace e se solidariza com a família da criança.
Hoje, por volta das 12h45, um menino de cinco anos que não era hóspede do Bahia Othon e participava de um evento no salão de convenções, pulou de roupa na parte mais funda da piscina. Imediatamente, nosso salva-vidas identificou a situação, retirou da água a criança, que naquele momento se encontrava sozinha, e prestou os primeiros socorros ainda na beira da piscina. Em paralelo, funcionários da recepção acionaram a ambulância do Samu que levou o menino, ainda com vida, para o Hospital do Subúrbio.
Gostaríamos de ressaltar que durante todo o episódio, atuamos com agilidade, prestando todo o atendimento possível através de nosso salva-vidas e de nossa equipe de segurança do trabalho.

Fonte: G1 e Site Arildo Leone

14 de jan. de 2014

Compulsão por sexo traz culpa, autodepreciação e exposição a riscos, diz psiquiatra

Compulsão por sexo traz culpa, autodepreciação e exposição a riscos, diz psiquiatra
Cena de "Ninfomaníaca - Volume 1", de Lars Von Trier


  Pessoas com apetite sexual desenfreado raramente se sentem satisfeitas com a busca pelo prazer. Tematizado no filme “Ninfomaníaca – Volume 1”, de Lars Von Trier, em cartaz nos cinemas, o tema é vivido pela protagonista que relata momentos de culpa, autodepreciação e exposição a riscos. "O sexo, que era para ser prazeroso, vira obsessão e traz uma série de prejuízos", afirma Marco de Tubino Scanavino, médico do Instituto de Psiquiatria do HC da USP. "As pessoas procuram tratamento dizendo que estão erradas, arrependidas e julgando-se negativamente," acrescenta. 
      Ainda no filme de Trier, Joe não esclarece uma agressão que sofreu e acredita que a culpa é dela. "O compulsivo age dessa forma mesmo correndo o risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis. Há quem se exponha a garotos e garotas de programa que roubam e agridem e a parceiros anônimos que podem trazer problemas", diz Scanavino. 
      Segundo a Organização Mundial da Saúde, os homens correspondem a 80% das pessoas com apetite sexual excessivo e o transtorno é chamado de satiríase e não ninfomania, como é para as mulheres. Ainda na matéria, estudos apontam a prevalência entre homens gays e bissexuais, principalmente pela facilidade de acesso a locais como saunas, onde há maior disponibilidade de parceiros.
      Estudiosos mais ligados à dependência química veem o problema como vício sexual, mas há outros pesquisadores que detectam o problema como transtorno obsessivo-compulsivo ou impulso sexual excessivo.

Fonte: Bahia Notícias

VI FESTA DO CARRO DE BOI EM HELIOPOLIS


Interrompida o ano passado por consequência do longo período de estiagem que enfrentou o Nordeste da Bahia, a tradicional Festa do Carro de Boi do município de Heliópolis, uma realização do empresário José Andrade Fonseca, o conhecidíssimo Zé de Miguel, voltou com todo força este ano em sua sexta edição. 
Da fazenda Vaca Brava, passando pelo povoado Angico, até Heliópolis, era uma mistura de cavalos, carros de bois, motocicletas, carros e montarias de todos os tipos. Já não é só um desfile apenas dos carreiros, outrora desbravadores desta região. Trata-se de uma união alegre entre o antigo ainda em atividade e o futuro inevitável.
Alegres, e sempre acompanhados de uma cervejinha ou de uma branquinha, os carreiros fizeram mais uma vez uma bonita festa, lutando para não ver morrer esta tradição. O desfile começou por volta das 15 horas deste domingo, 12, e só terminou ao escurecer. Depois foram para a Fazenda União, animada este ano pelo Zezinho da Ema e a Banda Favorita do Brasil.
 Veja algumas fotos do desfile, dando um clique para ampliá-las.




FONTE: http://landisvalth.blogspot.com.br

Prazo para eleitor tirar ou transferir título termina em maio

Brasília – O prazo para o eleitor pedir à Justiça Eleitoral a emissão do título ou a transferência de domicílio termina no dia 7 de maio. Para resolver a pendência, basta procurar o Cartório Eleitoral mais próximo. O primeiro turno das eleições ocorrerá no dia 5 de outubro.
No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também é possível fazer o pré-atendimento antes de procurar os cartórios. O eleitor pode acessar o site Título Net, do TSE, ferramenta disponível para agilizar atendimento final, feito nos cartórios eleitorais. Após preencher os campos de identificação, o usuário deve comparecer ao cartório com a documentação exigida para concluir o atendimento e receber o documento. 
Para transferir o título de eleitor, nos casos de mudança de cidade ou de país, o cidadão deve comparecer ao cartório com documento de identificação com foto, título de eleitor e comprovante de residência. Quem mora no exterior, deve procurar as embaixadas do Brasil.
Fonte: Agência Brasil 

11 de jan. de 2014

Sites podem ser responsabilizados por divulgação de conteúdo preconceituoso

Mariana Branco
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Postagens de conteúdo ofensivo ou preconceituoso em sitesblogs e redes sociais podem gerar responsabilidade para os administradores dessas plataformas. O alerta é do advogado Leonardo Ranna, especialista em direito de internet. Segundo Ranna, há possibilidade de responder civilmente pelos danos, e os autores e difusores do material podem ser responsabilizados criminalmente.
Para Leonardo Ranna, no caso recente envolvendo o site de vendas MercadoLivre, onde foi postado um anúncio vendendo negros a R$ 1, pode haver responsabilização da plataforma.
“O argumento é que eles [administradores dos sites] lucram com isso. Se eles não conseguem controlar previamente, para não ofender ninguém, devem ser responsabilizados pelo dano do ponto de vista cível. Tanto o Ministério Público pode vir a processar o MercadoLivre, por meio de uma ação civil pública, quanto alguém que se sentiu ofendido, no caso uma pessoa negra, pode buscar indenização”, disse o advogado.
Ranna ressaltou que, apesar de o Brasil não ter legislação específica para crimes cibernéticos, as leis existentes são suficientes para responsabilizar autores e sites nesses casos. Ele destaca que há várias decisões judiciais condenando sites e redes sociais e determinando indenização às partes ofendidas.
O anúncio do MercadoLivre repercutiu nas redes sociais no último domingo (5) e, segundo informações da empresa, foi retirado do ar na segunda-feira (6) após denúncias dos usuários do site.
A Ouvidoria Nacional da Igualdade Racial, vinculada à Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), pediu ao MercadoLivre a identificação do autor da postagem e deve enviá-la ao Ministério Público do Rio de Janeiro segunda-feira (13), pedindo a apuração de responsabilidade de crime de racismo e discriminação racial. Os dados cadastrais do autor também foram solicitados pela Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI) Polícia Civil do Rio de Janeiro, que instaurou inquérito para apurar crime de incitação ao racismo.
Sobre a possibilidade de ser responsabilizado pela postagem, o MercadoLivre informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a plataforma é monitorada diariamente pelos administradores e que disponibiliza um botão de denúncia para os usuários informarem sobre conteúdos inadequados, ofensivos ou preconceituosos.
Para a presidenta do Geledés - Instituto da Mulher Negra, Nilza Iraci, não é suficiente deixar o trabalho de denúncia a cargo dos internautas. “A responsabilidade fica para as pessoas que acessam. Até alguém perceber e denunciar, leva tempo”, ressaltou Nilza.
Para ela, deve haver responsabilização das plataformas por conteúdos racistas, homofóbicos ou sexistas. “Embora [o MercadoLivre] seja um site público, acho que deveria ter uma segurança. Temos feito um trabalho sistemático de vigilância em relação a isso, mas não se vê muita punição.”
A postagem no MercadoLivre deixou chocadas pessoas como a atendente Priscila Kellen Pereira da Luz, de 19 anos. Para Priscila, o conteúdo mostra que o racismo continua forte no país. “É ilusão achar que só porque as pessoas convivem e não têm tanto atrito, o racismo acabou. O ser humano é ignorante e não sabe olhar o outro como semelhante”, afirmou Priscila.

10 de jan. de 2014

Hospital de Teofilândia perde metade dos funcionários após Mega da Virada


Hospital baiano perde metade dos funcionários após Mega da Virada
"Bolão na Mega-Sena da Virada levou R$ 56,17  milhões"
SALVADOR - A Secretaria de Saúde de Teofilândia, cidade de 23 mil habitantes a 194 quilômetros de Salvador, elabora dia a dia, desde a virada do ano, um esquema especial de plantão para o funcionamento do único hospital do município, o Waldemar Ferreira de Araújo. Isso porque, dos 42 servidores que trabalhavam no local até o dia 31, 22 não são vistos no centro de saúde desde o dia 1º. Participantes de um bolão, eles fizeram uma das quatro apostas vencedoras da Mega-Sena da Virada.

Eles receberam R$ 56,17 milhões, divididos em quatro cotas de R$ 4,32 milhões, para quem apostou R$ 10 no jogo, e 18 cotas de R$ 2,16 milhões, para os que apostaram R$ 5. O montante é maior que a arrecadação anual da cidade, de R$ 42 milhões.


Na lista dos ganhadores está o diretor-administrativo da unidade, Valdemir Assis Santos, quatro dos funcionários da limpeza, cinco técnicas de enfermagem, cinco motoristas, três seguranças, duas cozinheiras, uma enfermeira e uma recepcionista. Desses todos, apenas Santos pediu exoneração, segundo a secretária de Saúde do município, Núbia Rios Leite.


"Quatro deles eram funcionários temporários, que tinham contratos vencendo no dia 31 e já não viriam trabalhar a partir do dia 1º", conta a secretária. "Além deles, sabíamos que outros três, que estavam com férias agendadas para janeiro, não viriam. Recebemos seis pedidos de licença não remunerada, que já foram concedidas, mas ainda há oito funcionários que não apareceram, nem justificaram a ausência."


De acordo com Núbia, servidores da secretaria foram remanejados para manter as rotinas do local. "O hospital continua funcionando normalmente", diz. "Vamos providenciar a substituição dos servidores que decidirem se licenciar ou se exonerar."


O setor mais desfalcado foi o de motoristas. Dos seis funcionários encarregados de dirigir carros e 
ambulâncias, apenas um ficou fora do bolão - e, ainda assim, por não estar na cidade no dia que a aposta foi feita. "Tive de viajar e os colegas preferiram adiantar a aposta, por isso fiquei de fora", conta Antônio de Jesus Matos, de 41 anos. "Quando soube (do resultado), fiquei abatido, mas estou torcendo por eles. Deus faz as coisas no tempo certo."


Segurança. Matos conta acreditar que um dos motivos para que os vencedores da Mega-Sena tenham se ausentado após receber o prêmio é a falta de segurança na cidade. Apesar de pequena, Teofilândia tem vivido, segundo ele, uma onda de assaltos que deixa a população apreensiva. "Eles não se afastaram (do trabalho) por não gostar, mas por questões de segurança", avalia.


A lotérica na qual o jogo foi feito, a única da cidade, localizada no centro, por exemplo, foi assaltada duas vezes no último ano. "Temos enfrentado um problema de segurança", admite o prefeito Adriano de Araújo (PT). "Tivemos uma onda de assaltos no ano passado e estamos reivindicando aumento do efetivo policial na cidade, mas não tivemos retorno da Secretaria de Segurança Pública." Trabalham na cidade oito policiais militares, em regime de revezamento, três policiais civis - dois agentes e um escrivão - e o delegado, Getúlio Queiroz.
Por Tiago Décimo, estadao.com.br

9 de jan. de 2014

Agricultores baianos devem receber Garantia-Safra este mês



Agricultores baianos devem receber Garantia-Safra este mês
Agricultores baianos que sofreram perda da safra por seca ou excesso de chuva receberão, a partir deste mês, o benefício Garantia-Safra. A autorização do pagamento referente à safra 2012/2013 foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (9). O benefício é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) ligado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e é pago em até seis parcelas mensais, por meio de cartões eletrônicos da Caixa. Tem direito ao auxílio agricultores que perderam, pelo menos, 50% da produção de algodão, arroz, feijão, mandioca, milho e outras atividades agrícolas no Semiárido. Para participar do Garantia-Safra, é necessário que, anualmente, estados, municípios e agricultores localizados na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) façam adesão ao projeto. Além de agricultores de cidades da Bahia, também começarão a receber o benefício, este mês, trabalhadores rurais do Ceará, Maranhão, da Paraíba, de Pernambuco, do Sergipe e Piauí. 

8 de jan. de 2014

Guarda Mirim forma mais uma turma em Nova Soure e põe ponto final em sua história


     O último sábado (04/01) foi um dia atípico em Nova Soure (município que fica distante a 230 km de Salvador). Duas razões levaram o povo novasoriense a cantar e chorar ao mesmo tempo. A alegria ficou por conta de que mais uma turma da Guarda Mirim da cidade estava concluindo mais um ciclo de formação para convivência cidadã. A tristeza é porque nesse mesmo dia foi colocado um ponto final da história desse projeto social por falta de voluntários.
     Durante a solenidade de formatura, a emoção tomou conta da maioria do público presente. “Nunca vou esquecer as experiências que vivenciamos na convivência com estes meninos e meninas e com suas famílias. Impossível não chorar diante de tanta transformação. As lágrimas de gratidão foram inevitáveis”, disse Rastelly. 
    A Guarda Mirim é um projeto que nasceu no município em 1996, mas não obteve sucesso e as atividades foram interrompidas durante 13 anos. Mas em 2009 a história começa a ser rescrita de uma forma diferenciada pelo sargento Wilton Rastelly. Preocupado com a situação de vulnerabilidade social das crianças e adolescentes do município, Rastelly resolveu desenvolver um projeto humanitário que estimulasse a prática da cidadania, os bons costumes, educação e desenvolvesse o talento escondido no interior de cada criança.
As crianças e adolescentes beneficiadas pelo projeto têm aulas de Informática, Música, Dança; Capoeira, Karatê, ética, cidadania, boas maneiras e relações interpessoais. Por conta do envolvimento nestes projetos a realidade de vida de muitos meninos e meninas foi radicalmente transformada. “Esse é o nosso maior prêmio, poder contribuir com a inserção social desses seres humanos que têm um futuro promissor pela frente. Através da Guarda Mirim, as famílias conseguiram obter mais qualidade de vida porque as crianças adquiriram uma nova formação social e isto reflete positivamente dentro de casa”, afirmou Rastelly.
    Apesar do poder transformador do projeto e do reconhecimento da sociedade e da Secretaria de Segurança Pública do Estado que, em 2011, outorgou o prêmio Servidor Cidadão ao sargento Rastelly por conta da sua atuação à frente da Guarda Mirim, ele diz  que não dá mais para continuar realizando o sonho de construir um mundo melhor, mais humanizado e mais feliz sem mão de obra. “Tínhamos muitos projetos entre eles posso citar aulas de informática, karatê, capoeira, teatro, dança, noções de ética e cidadania, mas tudo era eu sozinho e aí onde complica porque sozinho a gente não avança. É muita criança. É muita área pra se trabalhar. Eu precisaria de uma equipe multidisciplinar para dar continuidade a esses projetos”, lamentou.

    Apesar da Guarda Mirim ter chegado ao fim, Rastelly assegura que cumpriu sua missão social e cidadã no município ao oportunizar a formação e o resgate social de 192 crianças nos últimos quatro anos, período em que o sargento esteve à frente da Guarda Mirim. “Eu me doei por inteiro na realização desse projeto. Não poderia ver essas crianças sofrendo, passando fome e sendo ameaçada pelas drogas e não fazer nada. Precisava me envolver de alguma forma e junto à comunidade realizamos o sonho de centenas de família em Nova Soure através da Guarda Mirim”, disse o coordenador enquanto as lágrimas rolavam em seu rosto.

7 de jan. de 2014

Nordeste terá chuvas abaixo da média em 2014, diz Inmet

Foto: Reprodução
Agência Brasil – Atingido por uma estiagem severa nos últimos dois anos, o Nordeste pode voltar a ter chuvas abaixo da média em 2014. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com o meteorologista Mozart de Araújo Salvador, a temperatura do Atlântico Norte, cuja alta causou a diminuição das chuvas em 2012 e 2013, continua elevada, embora em patamar menor que o do ano passado.

Segundo Salvador, caso a situação se mantenha,  há chance de menos chuva do que tradicionalmente. No entanto, não é possível prever a intensidade de um eventual novo período de seca. “A possibilidade [de estiagem] não está afastada”, disse ele.

O meteorologista explicou que, em dezembro, quando o Inmet levantou os dados para seu prognóstico mais recente sobre o Nordeste, a temperatura do Atlântico Norte estava de 0,5°C a 1°C acima da média. “Espera-se que [a alta de temperatura] não se intensifique, ou o risco de prejuízos para as chuvas é grande”, acrescentou.

Salvador esclareceu que, no ano passado, a temperatura do oceano chegava a 1,5°C acima da média. Para normalização das chuvas no Nordeste, o ideal é que ela recue nos próximos meses. Uma nova medição será feita na segunda quinzena de janeiro.

Para o primeiro trimestre deste ano, o Inmet vê 40% de possibilidade de chuvas dentro da média e 35% de probabilidade de ficarem abaixo da média para o semiárido do Ceará, do Piauí, da Paraíba, do Rio Grande do Norte e do norte da Bahia. Existem ainda 25% de chance de precipitações acima da média.

Em 2012 e 2013, produtores rurais desses e de outros estados perderam gado e lavoura com a estiagem e tiveram de ser socorridos pelo governo, que disponibilizou linhas de crédito emergenciais e permitiu a renegociação de dívidas a agricultores que não puderam honrar os pagamentos em função das perdas com a estiagem.

Para 2014, o Ministério da Integração Nacional informou que ainda aguarda dados mais concretos com relação ao panorama relacionado à seca para definir ações. O órgão informou ainda que, até o momento, não há decisão sobre renovação das linhas de crédito, mas que é possível aderir à renegociação de débitos até 30 de dezembro deste ano.

6 de jan. de 2014

Divulgado calendário de feriados nacionais e municipais em 2014; confira


Reprodução



Agência Brasil -  Em 2014, apenas cinco feriados cairão em dias úteis. Portaria do Ministério do Planejamento, publicada hoje (6) no Diário Oficial da União, estabelece o calendário oficial de feriados para os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo, sem prejuízo da prestação dos serviços considerados essenciais.

As demais datas, este ano, serão em fins de semana. A portaria não estabelece se nos dias dos jogos da Copa do Mundo, entre 12 de junho e 13 de julho, em 11 capitais e no Distrito Federal, os expedientes serão suspensos.
São feriados nacionais, em 2014, as seguintes datas:
1º de janeiro – Confraternização Universal (quarta-feira)
18 de abril – Paixão de Cristo (sexta-feira)
21 de abril – Tiradentes (segunda-feira)
1º de maio – Dia do Trabalho (quinta-feira)
7 de setembro – Dia da Independência (domingo)
12 de outubro – Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil (domingo)
2 de novembro – Dia de Finados (domingo)
15 de novembro – Proclamação da República (sábado)
25 de dezembro – Natal (quinta-feira)
São considerados pontos facultativos os dias:
3 de março – segunda-feira de carnaval
4 de março – terça-feira de carnaval
5 de março – Quarta-Feira de Cinzas (até as 14h)
19 de junho – Corpus Christi (quinta-feira)
28 de outubro – Dia do Servidor Público (terça-feira)
24 de dezembro – véspera da Natal (a partir das 14h)
31 de dezembro – véspera de Ano-Novo (a partir das 14h)
Além desses, as datas comemorativas de credos e religiões, de caráter local ou regional, podem ser respeitadas, mediante autorização da chefia imediata do trabalho do servidor, para posterior compensação. Caberão aos dirigentes dos órgãos e entidades a preservação e o funcionamento dos serviços essenciais afetos às respectivas áreas de competência.

Feriados municipais de Nova Soure previstos para o ano de 2014

a) Festa da Santa Cruz 03 de maio; (sábado)
b) Emancipação Política de Nova Soure: 1º de junho (domingo);
c) Nossa Senhora da Conceição- Padroeira da cidade: 08 de dezembro (segunda-feira).

I) Segundo a Constituição do Estado da Bahia:

"O Dois de Julho, data magna da Bahia e da consolidação da Independência do Brasil, é feriado em todo o território do Estado." (Calendário 2014, quarta-feira).


4 de jan. de 2014

Teofilândia – Ganhadora da Mega é mãe de 10 filhos e muito pobre


Foto: Reprodução A Tarde
O primeiro dia útil de 2014 em Teofilândia (BA), foi marcado por um misto de alegria, arrependimento, sonho, medo e clamor por mais segurança. Tudo por conta do bilhete premiado, que foi pago a um grupo de 22 pessoas que trabalha no Hospital Municipal Waldemar Ferreira de Araújo e investiu R$ 100 no bolão.

Agora, cada um deve receber pouco mais de R$ 2 milhões. Os vencedores são duas cozinheiras, quatro funcionárias da limpeza, cinco motoristas, cinco técnicas de enfermagem, três vigilantes, uma enfermeira, uma recepcionista e um diretor.

Um dos amigos dos ganhadores disse que seu nome era um dos primeiros da lista do bolão, mas acabou excluído por não ter pago sua parte no dia da aposta.

— O organizador resolveu adiantar a aposta e como eu viajei e acabei não pagando, meu nome foi retirado da lista. Não era pra ser — disse o funcionário, que não quis se identificar.

Melhor sorte teve o diretor Valdemir de Assis, 43 anos, casado, quatro filhos:
— Resolvi participar pela primeira vez e dei sorte. Mas não mudará muita coisa em minha vida, afinal minha família é muito grande e pobre, assim como a de minha esposa.
Quando recebeu a notícia dos colegas, Valdemir disse ter ficado “sereno”. Na virada do ano, “como sempre faço, abri um espumante e brindei com minha esposa”. Ele não quis entrar em detalhes sobre o salário que recebe, mas disse que o prêmio vai melhorar um pouco a qualidade de vida da família:
— Sairei do aluguel mensal de R$ 500, mas continuarei trabalhando.

Uma das vencedoras, Maria Lúcia deixou a cidade na noite de quarta-feira. Há mais de 20 anos, ela trabalhava no hospital. No quintal da casa de estrutura muito precária, apenas uma cadela, um cachorro e algumas galinhas ciscando. Vizinha de Maria Lúcia, Marivalda Andrada disse que a viu chorando na tarde do dia 1º:
— Achei que foi de emoção. E, por volta das 22h, um carro parou em sua porta, pegaram algumas coisas e ela partiu. Acho que perdi uma amiga, mas estou muito feliz pela sua conquista.
Na cidade, o prêmio de Maria Lúcia foi visto como o mais merecido.
— Ela é muito pobre e sofredora. Mãe de 10 filhos, sendo dois deficientes físicos. Tinha dia que, por falta de dinheiro, ela andava até o trabalho. São mais de 9km. Deus foi muito justo com ela. Estou muito feliz — disse Ademilson Ramos.
Na casa de uma das filhas de Maria Lúcia, Junior, genro da vencedora, pediu que a equipe de reportagem fosse embora:
— Não se brinca com dinheiro, aqui é uma cidade sem nenhuma segurança, e vocês da imprensa vão acabar cavando a nossa sepultura.

A preocupação com a segurança não é à toa. Segundo o delegado Getulio Queiroz, na cidade existe “dificuldade de pessoal”.
— Trabalho com apenas dois agentes e um escrivão — contou Queiroz, lembrando que a Polícia Militar trabalha com oito homens e em regime de revezamento: — Só mesmo com a ajuda de Deus.

Motorista do hospital, Antônio Matos disse conhecer todos os vencedores:
— Nenhum veio trabalhar. Eles não estão preocupados com demissão.
Matos é evangélico e não joga. Mas acredita que será beneficiado, pois um dos ganhadores, além de ser motorista, é vereador (PDT). Matos é seu suplente.

Dono da lotérica onde a aposta foi feita, Antônio Ramos lembra que teve o estabelecimento assaltado duas vezes — no último assalto, ele foi baleado no ombro — e que a casa também foi arrombada. Para ele, o prêmio pode servir para reforçar a segurança na cidade:
— Estava me programando para mudar de atividade. Agora, com essa verba circulando no município, o prefeito terá mais força para reivindicar proteção.

Fonte: Portal A Tarde

3 de jan. de 2014

Ganhadores da Mega da Virada não são vistos em Teofilândia


  • Luiz Tito | Ag. A TARDE
    Cidade da região sisaleira teve a casa lotérica assaltada duas vezes. Dono quase deixa o ramo
Ninguém sabe, ninguém viu. Esta é a impressão que fica quando se pergunta pelos ganhadores da Mega-Sena da Virada no município de Teofilândia. Certeza mesmo é de que os 22 sortudos do concurso 1.560 precisam sair da cidade (se não já o fizeram) para reclamar o prêmio onde houver uma agência da Caixa Econômica Federal. As mais próximas de Teofilândia ficam em Araci e Serrinha, ambas a 25 quilômetros de distância.

Teofilândia fica na região sisaleira baiana, às margens da BR-116 Norte, a cerca de 195 quilômetros de Salvador. Ali, na casa lotérica Rubi, foi feita a aposta de um dos quatro bilhetes premiados em todo o Brasil.

Os ganhadores são lotados no Hospital Municipal Waldemar Ferreira de Araújo e investiram R$ 100 reais em um bolão. Dali, também saíram as dezenas 20, 30, 36, 38, 47 e 53, que garantiram a cada acertador cerca de R$ 2 milhões na conta bancária (a mega reservou um total de R$ 224,7 milhões).

Medo

"É o medo de sequestros, roubos e pelas suas próprias vidas", apostou um morador, que pediu para não divulgar o  nome, ao referir-se à falta de informações sobre os novos milionários.
Uma das pessoas não encontradas no município é Maria Lucia, ausente desde quarta-feira, 1º.  Há mais de 20 anos funcionária do hospital, deixou para trás uma casa precária onde se via do lado de fora apenas uma cadela, um cachorro e algumas galinhas ciscando.

"Só sei dizer que por volta das 22h um carro parou em sua porta, pegaram algumas coisas e ela partiu. Acho que perdi uma amiga, mais estou muito feliz pela sua conquista", disse a vizinha de Maria.

O hospital da cidade teve nesta quinta, 2, 22 ausências bem justificadas: duas cozinheiras, quatro funcionárias da limpeza, cinco motoristas, cinco técnicas de enfermagem, três vigilantes, uma enfermeira, uma recepcionista e um diretor.

Tudo leva a crer que o grupo não esteja nem um pouco preocupado com uma possível perda do emprego.
Fonte: Portal A Tarde

Amigos empreendedores mudam cenário esportivo em Nova Soure

     Tudo começou como uma brincadeirinha entre amigos e depois virou um misto de esporte, cultura e cidadania em Nova Soure, cidade distante a 147 km de Feira de Santana. 12 amigos moradores da cidade com visão empreendedora revitalizaram a prática do ciclismo no município ao montarem o grupo Poeira Bike Adventure.
     Ciente de que o esporte é uma fonte de atividades recreativas, realizadas de forma lúdica e que o ciclismo é não é apenas uma das atividades do lazer, mas um componente importante na vida das pessoas, enquanto um fenômeno social, sendo utilizado como um meio de socialização e oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento humano, o grupo Poeira Bike desenvolve ações de cidadania no município.
     Entre as diversas ações realizadas pelo grupo, formado há pouco mais de um ano, três ganham notoriedade. A primeira, que acontece no mês de junho, denominado de Grande Pedala, essa atividade reúne ciclistas não apenas da cidade mais de diversos municípios da região de Nova Soure. Diversos amigos e amantes da modalidade esportiva se reúnem numa atividade que proporciona lazer, educação e contato com a natureza demonstrando responsabilidade sustentável. Como critério de participação nesse passeio, os atletas doam um quilo de alimento não perecível que é repassado para comunidades carentes.
     Além do Grande Pedala o grupo também realiza o Pedal da Luluzinha, iniciativa voltada exclusivamente para mulheres lançada este ano. Diversas mulheres participam do evento e a cidade ganha tons de rosa em homenagem às luluzinhas como são carinhosamente chamadas no período do passeio ciclístico feminino. E a terceira atividade que a Poeira Bike realiza denomina-se Pedal da Solidariedade, o grupo de homens e mulheres se une um grupo de crianças e juntos pedalam até uma comunidade carente próxima à sede do município onde dialogam com a população mais carente mostrando às crianças cliclistas a realidade da vida daqueles que nada têm para comer.
     O grupo é formado por profissionais liberais, que além de serem amantes desta modalidade esportiva também alimentam a esperança de diversas comunidades carentes com a ajuda humanitária. “Cada evento que realizamos o fazemos com dois objetivos primordiais. O primeiro é oportunizar aos amantes do ciclismo a prática do esporte aqui em Nova Soure e com isso vem a melhor qualidade de vida e a questão da sustentabilidade. O outro é de fato, esse foco social que temos em ajudar ao nosso semelhante que é mais carente que nós”, afirmou o Esron Carvalho, mais conhecido como Nino membro-fundador da Poeira Bike.
     E assim o grupo, formado pelos amigos Nino, Rastelly, Dedé da bicicleta, Ravel Bastos,  Galego, Breno, Mariana Bittencourt, Maurícia, Jessi Silva, Chico Pintor, Zé Borracheiro, Álvaro Córdola, Luisa, Helen Aurora vai pedalando em defesa da qualidade de vida, bebendo águas de esperança e transformando os cenários desérticos em jardins verdejantes com ações simples mas que transforma a vida de muita gente numa cidade com pouco mais de 20 mil habitantes.