25 de set. de 2014

Guardiões do hino de Nova Soure dizem encantados com Feira de Santana


Na Câmara de Vereadores de feira de Santana na Sessão Solene da outorga da Comenda maria Quitéria ao professor Antonio Ramos

Três estudantes das redes pública municipal e estadual de Nova Soure, no semiárido baiano, que foram selecionados pelo professor e poeta Antônio Ramos, autor do hino oficial daquele município, para serem os guardiões da Canção de Amor à Nova Soure, estiveram em Feira de Santana para conhecer a cidade do poeta.
Com os vocalistas da banda cavalo de Aço do parque de Exposições de Feira
José Ueveton dos Santos da Silva, 16 anos; Rai Luan de Jesus, 20 e Janisson de Jesus Santana, 17,  prestigiaram a condecoração de Ramos Feirense na Câmara Municipal de Vereadores de Feira com a Comenda Maria Quitéria no último dia 11. “Para mim é um privilégio conhecer a cidade de Ramos, que tem sido um espelho para nós”, afirmou José Ueveton, que cursa o 9º ano.
Na balada  em Feira de santana
Os três escudeiros do hino aproveitaram o ensejo para conhecer os pontos turísticos da Princesa do Sertão. Além da Câmara, eles visitaram o Paço Municipal Maria Quitéria, Mercado de Arte, Centro de Abastecimento, Parque do Saber, Laboratório Antares, Shopping Boullevard, as feiras livres, a Universidade Estadual de Feira de Santana (onde Ramos se graduou em Ciências Sociais) e o Parque de Exposições João Martins da Silva, onde estava sendo realizada a 39ª edição da Exposição Agropecuária de Feira de Santana.
O estudante Raí na Exporfeira
Os estudantes Ueviton e Rai na Exporfeira
“Feira de Santana é uma cidade gigante e encantadora. Tem muitas coisas interessantes por aqui. Gostei muito da diversidade cultural presente na Expofeira”, afirmou o Rai Luan de Jesus, que cursa o 3º ano do Ensino Médio em Nova Soure. Outro ponto destacado pelos escudeiros do hino de Nova Soure foi o Centro Comercial, “um espaço maravilhoso e movimentadissimo. As opções de negócio são muito variadas e cheias de oportunidade para crescimento profissional”, afirmou Janisson, que também cursa o 3º ano.

21 de set. de 2014

Jogos Escolares de Nova Soure pretende reunir mais de 1,6 mil estudantes

      Realizado pela prefeitura Municipal de Nova Soure e coordenado pela Secretaria da Administração e Finanças daquele município,o torneio Jogos Escolares chega a sua 3ª edição em 2014. O evento,que reúne quase 2 mil estudantes das  redes municipal, estadual e particular, será realizado a partir da próxima quarta-feira (24) ás 18:00 horas no Estádio Municipal Carmo Biscarde Filho e tem duração de cinco dias, Cada uma das escolas vai apresentar sua delegação.Na abertura, que será feita pelo prefeito municipal Arivaldo Soares, o popular Ari, haverá acendimento da pira olímpica e apresentação de fanfarras, grupos musicais e de danças.
     
    "A iniciativa faz parte do nosso governo que entende que o esporte é uma arma poderosa no combate ao uso de drogas,como ferramenta de inclusão social e mobilização familiar", disse o prefeito,que na oportunidade vai entregar diversas obras a comunidade. " Entre elas a recuperação total da rodoviária e inauguração do monitoramento da cidade, uma ação do governo municipal em parceria com o Conselho de  Segurança, que atende aos anseios da população",garantiu o prefeito,
    
   Para garantir a participação da classe estudantil, a prefeitura investiu alto em premiações. "A escola vencedora vai receber uma moto. Também serão entregues outros prêmios como notebooks, troféus e medalhas", disse o André Luis, titular da Secretaria da Administração e Finanças. Quanto a estrutura do evento, o secretário garante que haverá uma mega estrutura para atender todo o alunado e ao público participante. " Palco, som, toldos, almoço e lanche estão garantidos aos participantes. Será um grandioso evento", adianta o secretário.
    
  O coordenador da 3ª edição dos Jogos Escolares, Dorgival Pimentel, nutre a expectativa da grandiosidade do evento. " Andamos pela cidade e vemos a mobilização de todos para participar dos jogos. Esse ano teremos algumas modalidades como o Fogo Simbólico e Maratona que percorrerá diversas ruas de Nova Soure", adiantou o coordenador.
    
  Durante a abertura dos Jogos Escolares de Nova Soure, haverá show com a Banda Marcial e da Filarmônica Oito de Dezembro, além de diversos grupos de danças e apresentações culturais diversas. O evento tem o apoio das Secretarias de Ação Social,, Saúde, Educação e Agricultura do município. As casas comerciais e as policias Militar e Civil também estão de mãos dadas com a Prefeitura nessa ação educativa e transformadora que acontece em Nova Soure.
                                          
                                                          MODALIDADES

      Entre as modalidades, estão Futebol de campo, Futsal, Handebol, Cabo de guerra, Vólei de praia, Corrida de 100 metros e Maratona ( feminino e masculino) para estudantes com idade entre 12 e 18 anos. Além destas, haverá também Baleado, especificamente para as alunas e Salto em Distância, Arremesso de Discos,Arremesso de Dardos e Arremesso de Peso( estes exclusivamente para o público masculino).
    
  As disputas serão realizadas entre as nove unidades de ensino participantes: Escola Municipal Centro Educacional Maria Ferreira da Silva, Escola Municipal Ariston José de Almeida, Escola Municipal Dulcidete Mendes, Escola Municipal Paiaiá, Escola Municipal Padre Otávio Gonçalves da Silva, Educandário Mendesrios, Colégio Estadual Dom Pedro I, Colégio Estadual Vestina Ferreira da Silva e Colégio Estadual Professora Maria de Lourdes Ferreira da Silva.

10 de set. de 2014

Poeta Antônio Ramos " autor do Hino de Nova Soure" receberá comenda Maria Quitéria nesta quinta

Antônio Ramos
 O professor e poeta Antônio Ramos da Silva, historicamente conhecido como Ramos Feirense, será laureado, na próxima quinta-feira (11/09) com a comenda Maria Quitéria a partir das 19h30 na Câmara de Vereadores de Feira de Santana A homenagem é uma  iniciativa do vereador José Carneiro e aprovada por unanimidade entre os 21 vereadores da cidade,
Ramos Feirense trouxe muitas contribuições para o desenvolvimento da Princesa do Sertão ao longo dos seus bem vividos 85 anos. Em meados da década de 60, mais precisamente em 1966, o poeta fundou o Centro Cultural Recroeducativo Monsenhor Amilcar Marques, que até hoje funciona na capela Santa Rita de Cássia, também fundada por Ramos, localizada à rua Senador Quintino, nº 1917, no bairro Eucalipto.
 
O Centro, que tem biblioteca e oferece aulas de cidadania e civismo não apenas em Feira de Santana, mas também em diversos municípios baianos, realiza encontros anuais de poetas com artistas de diversos estados brasileiros como Nilton Vieira (da Cidade de Corvelo, em Minhas Gerais, onde Ramos já proferiu palestra através do Centro Cultural).
 
Há 22 anos, Ramos organizou o bicentenário de nascimento da heroína que denomina a comenda que receberá na noite da próxima quinta-feira. Na época (1992) o poeta conseguiu congregar caravanas de Lajes, em Santa Catarina, cidade onde tem uma escola com o nome da heroína feirense. Também contou com caravana de Santo Amaro da Purificação, Carro Alegórico de Cachoeira, Porto Seguro e diversas outras cidades baianas. Além das caravanas, o desfile cívico do bicentenário de Maria Quitéria também contou com a participação das Forças Armadas e da Polícia Militar da Bahia.
 
 “Tudo isto foi por amor”, disse o poeta que escreveu e musicou um hino especificamente para homenagear Maria Quitéria. “Eu sempre a admirei por sua história de vida, pelo seu destemor e por sua luta em defesa da emancipação. Tenho uma forte ligação com seus principais ideais tanto é que a nossa Fundação se preocupa até os dias atuais em desenvolver aulas de civismo e cidadania ativa”, disse Ramos Feirense, que também é membro-fundador da Academia Feirense de Letras e aluno-fundador do Colégio General Osório.
 
 Quanto à concessão da honraria, Ramos agradece aos vereadores da Câmara por reconhecerem seu valor e sua contribuição para manter acesa a chama da tradição cultural de Feira de Santana. “Estou lisonjeado com a forma que estão me tratando. A entrega desta comenda é um zelo pela memória viva da nossa cidade”, disse o poeta octogenário.
 
informações de Danilo Guerra  
 

4 de set. de 2014

Desfile cívico antecipado reúne 2,5 mil pessoas em Humildes

Alean Rodrigues|Sucursal de Feira de Santana
  • Luiz Tito | Ag. A TARDE
    O desfile foi prestigiado pela população do distrito
O Dia da Pátria só é comemorado no domingo, 7, mas para cerca de 2 mil alunos de 10 escolas públicas e particulares do distrito de Humildes em Feira de Santana a data chegou antes e nesta quinta-feira, 4, eles saíram pelas ruas da localidade em um grande desfile cívico. A praça principal do distrito, onde é localizado o mercado público, ficou lotada de crianças, adolescentes e jovens com suas fardas ou fantasias que com sorriso no rosto marchavam ao ritmo de fanfaras e bandinhas. A iniciativa foi da coordenação pedagógica da Escola Municipal Mãe dos Humildes.

"Aqui ficou 3 anos sem ter desfile, que era feito com poucas escolas e o exército, mas retomamos este ano e até nos surpreendemos com a quantidade de escolas envolvidas. Este desfile cívico marca a Independência do nosso Brasil", informou o idealizador do evento, professor Reginaldo da Silva Santos.
O desfile foi prestigiado pela população do distrito. Como a dona de casa Maria Angéliaca Ferreira que parou os afazeres da casa para ficar na janela observando os estudantes passar. "Lembrei da minha infância onde íamos desfilar no 7 de setembro com a escola. Era uma festa respeitada. E hoje vejo que esmo com tanto descaso os professores e alunos daqui se preocupam em manter as tradições e respeito pela pátria", afirmou.

O comerciante Elenildo Mário Silva se revesava entre a porta e o caixa de seu estabelecimento para não perder nada. "É muito bom ver este desfile acontecer. É uma iniciativa muito boa, pois estimula o patriotismo e respeito ao nosso país. É uma pena que não podemos fechar nossos estabelecimentos para prestigiar. Mas quem sabe no próximo ano nos reunimos e apoiamos o evento", frisou.

Embora o evento tenha sido promovido por escolas do distrito nenhuma autoridade da prefeitura ou secretária de educação se fez presente. E a ausência foi sentida pelos participantes. "Como um evento como este reunindo mais de 2,5 pessoas e ninguém da prefeitura se fez presente. O prefeito e a secretária de educação poderiam mandar representantes. Mas infelizmente é a forma deles fazer política", falou Neuza Lima Santos, moradora do distrito.

Durante o desfile foi lançado o hino oficial do distrito que é composição do poeta Antônio Ramos, conhecido como Ramos Feirense. O hino poetiza a história do distrito, suas belezas naturais, suas cultura e a tradição de seu povo. "É um momento único, ter tido o privilégio de ser o autor deste hino é maravilhoso. Este distrito tem um espaço especial em meu coração", destacou o autor.

O evento serviu também para celebrar os 23 anos de promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente como lei no País.

3 de set. de 2014

Escola Mãe dos Humildes realiza desfile cívico e lança hino oficial do distrito na quinta

    A Escola Municipal Mãe dos Humildes e outras instituições de ensino parceiras realizam amanhã (04) o Desfile Cívico em homenagem a Pátria. Para marcar o momento carregado de simbolismo e tradição, a escola também vai lançar o hino oficial do distrito, uma composição do poeta Antonio Ramos, conhecido como Ramos Feirense, a pedido do coordenador pedagógico da unidade ensino professor Reginaldo da Silva Santos.
   
 "Será um momento muito importante para nossa comunidade. Humildes vai receber mais um elemento identitário. O hino poetiza a história do distrito, suas belezas naturais, suas cultura e a tradição de seu povo. Não haveria momento melhor para seu lançamento a não ser durante este desfile cívico que marca a Independência do nosso Brasil", argumentou o professor-coordenador.
  
   As escolas estarão concentradas em frente ao mercado municipal do distrito, localizado à rua Cônego Olímpio, a partir das 8h30. De lá, assegura a professora Roza Angélica, que também coordena o evento e o programa Mais Educação na Mãe dos Humildes, o cortejo cívico percorrerá as principais ruas de Humildes. "A Fanfarra da Escola Municipal Antônio Eloi da Costa, de Feira de Santana, regida pelo renomado maestro professor Roque e coordenação da professora Maidia, a Fanfarra da ONG religiosa Lar Mariano, além de apresentações diversas feitas pelos estudantes das escolas participantes".
  
  Além das fanfarras e da banda de percussão da escola promotora do evento, outras unidades de ensino também vão celebrar antecipadamente o Dia da Pátria. Entre elas estão as escolas Maria do Carmo Góes, Geraldo Dias de Souza, Nova Horizonte, Escola Sonho de Criança, Escola Deus É Fiel, Escolinha do Saber e o Colégio Estadual Padre Henrique Alves Borges e também do poeta autor do hino. Os estudantes destas instituições serão divididos em diversas alas como Caratê, Muay Thai, Passistas, entre outras.
  
   A expectativa da coordenação é que milhares de pessoas participem do evento que também vai celebrar os 23 anos de promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente como lei no País.  O lançamento do hino é um presente do professor Reginaldo à comunidade por estar celebrando 30 anos que esteve pela primeira vez em Humildes. "Se Feira de Santana é o meu grande amor, Humildes é a minha vida", afirmou o professor. 

HINO OFICIAL DE HUMILDES (Grandioso Humildes)
                                                           Ramos Feirense


                      
                          Coro
É grandioso, és humilde e honrado
Pelos feitos dos teus cidadãos
Hás de ser sempre assim, ó Humildes,
Nobre anelo da paz, da união!
                             I
Coqueirais apontando pros céus
E acenando com palmas vibrantes,
São pra nós os mais verdes troféus
Garantidos por Deus aos brilhantes.
                           II
No esplendor das mais raras virtudes,
Na grandeza da fé e da humildade,
Tens Maria guiando atitudes
Dos que lidam em prol da verdade.
                        Coro
É grandioso, és humilde e honrado
Pelos feitos dos teus cidadãos
Hás de ser sempre assim, ó Humildes,
Nobre anelo da paz, da união!
                    
                         III
Ostentando a grandeza de um tempo,
Temos nós chaminés em desuso
A lembrar de um feliz passatempo
E o lidar de um viver não confuso.
                         IV
A indústria nos vem com o progresso
Que o teu povo assimila feliz
Na certeza de força e sucesso
Para Humildes e o nosso país.
                       Coro
É grandioso, és humilde e honrado
Pelos feitos dos teus cidadãos
Hás de ser sempre assim, ó Humildes,
Nobre anelo da paz, da união!