20 de out. de 2014

Escola, no Fulô, realiza desfile pela ressignificação da infância


Um desfile que encantou a todos foi realizado no último dia 17 para marcar o encerramento das comemorações em homenagem à Semana da Criança, na Escola Municipal Maria do Carmo Góes, localizada no Povoado Fulô, Distrito de Humildes. O evento reuniu estudantes da educação infantil e do ensino fundamental, pais de alunos e dezenas de cidadãos civis moradores do povoado e comunidades adjacentes.
O evento contou com a participação especial da banda de percussão da Escola Municipal Mãe dos Humildes e teve o apoio irrestrito do administrador do distrito Sr Liliano Alves, popularmente conhecido como Bido. “Enquanto administrador do nosso distrito, estou a disposição da escola para fazer festa bonita como esta. Podem contar comigo sempre”, disse o prestativo administrador. Quem também marcou presença garantindo tranquilidade no trajeto foram agentes da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito.
Na programação bem diversificada, que, de acordo com a coordenadora do evento professora Ana Rita Antunes, é resultado de todos os projetos da escola realizados até o inicio de outubro deste ano. O desencadeamento das ações encantou a senhora Luciene Brito de Aquino, mãe da pequena Tainara, 8 anos. Para ela acompanhar essas atividades é importante porque “estou acompanhando e participando do desenvolvimento da minha filha e cada pai e mãe podem aprender com seus próprios filhos".
O cortejo de celebração pela passagem do Dia da Criança envolveu “literatura infantil, que trabalho contos de fadas; preservação ao meio ambiente, projeto copa do mundo, projeto festa caipira, apresentação de coreografias (estas realizadas pelos estudantes do Mais Educação) com danças de bandeiras, bambolês e muito mais. As mães também deram um show a parte”, relatou a coordenadora. Com cartazes, elas como mulheres alvissareiras, escreveram com letras garrafais nos cartazes “Lugar de família é na escola”.

Tanto para Doralice Lobo Borges, coordenadora pedagógica quanto para Dyrajaia Cruz Pereira, diretora da Unidade de Ensino, o evento trouxe a ressignificação da infância. “O cultivo de brincadeiras que se esvaíram no tempo e a receptividade das crianças de hoje foi algo muito positivo nesse desfile”, afirmou a coordenadora. “Sem falar na alegria e no entusiasmo dos pais que sempre estão presentes participando de maneira ativa da vida escolar de seus filhos”, acrescentou a diretora.  “A festa foi linda. Eu amei o desfile e espero que tenha todos os anos novamente”, concluiu a aluna Agnes de Jesus Barbosa, 3 ano, do ensino Fundamental matutino.

10 de out. de 2014

Escola Mãe dos Humildes realiza Semana da Criança com diversas atividades lúdicas

    O mundo encantado da infância foi o cenário perfeito para realização de mais uma edição da Semana da Criança coordenada pela Escola Municipal Mãe dos Humildes, localizada no Distrito de Humildes. O evento, que começou na última quarta-feira (08) e terminou ontem (10), reuniu os estudantes da escola e também outras crianças da comunidade para brincarem, fazerem amigos e serem feliz. 

     De acordo com o coordenador pedagógico da unidade escolar, professor Reginaldo da Silva Santos, nos dois primeiros dias, da Semana especial, foram realizadas diversas atividades dentro da própria escola como "gincana, oficinas de arte onde os estudantes confeccionaram os seus próprios brinquedos, brincadeiras do tempo da vovó e sessões de cinema com pipoca e suco e muitos doces", afirmou o coordenador.
 
     Já no encerramento, as atividades foram realizadas no âmbito externo. A banda de percussão da Escola Mãe dos Humildes deu um show de talento na Praça Principal do distrito, próximo ao mercado municipal. Além disso, também houve apresentação dos estudantes fanáticos por hip hop, karatê, atletismo e dança. 

     Feliz com os resultados alcançados, a diretora da Escola, professora Maria do Carmo Andrade, disse que não haver satisfação melhor que desenvolver a pedagogia da afetividade, do carinho, do amor e da esperança. "Quando brincamos com nossas crianças estamos dando a cada uma delas a oportunidade de aprender por um outro víeis, o do prazer, o da alegria e o da satisfação", garantiu a professora

     Os estudantes também não deixaram de manifestar seu sentimento de alegria em aprender desde a mais tenra idade, afinal segundo um dos maiores ícones da literatura universal, Willian Shakespeare "quem cedo e bem aprende, tarde ou nunca esquece".

     Prova disto é Islaine Cunha Santos, de apenas 7 anos. Ela cursa o 2º ano do ensino fundamental no turno matutino e, com uma lucidez não muito comum para crianças da sua idade, afirmou: "Isto que a escola Mãe dos Humildes está fazendo por nós nos dá alegria de aprender e essa alegria nos faz aprender ainda mais com os nossos professores e também com nossos colegas". 

    Seguindo esta mesma ideologia, a estudante Luciana Andrade Pereira também disse que a Mãe dos Humildes tem uma importância significativa em sua vida por proporcionar, não apenas na Semana da Criança, mas cotidianamente atividades que "nos fazem ter prazer em estar na escola", afirmou a estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental. 

     Ela disse ter um sonho em sua vida: "ver a escola Mãe dos Humildes totalmente reformada e com um prédio lindo com diversos espaços para a gente brincar e aprender".  De acordo com a diretora, a Escola Municipal Mãe dos Humildes está funcionando provisoriamente na casa de eventos Bianca, aguardando reforma e ampliação.