25 de mai. de 2015

7 são mortos e cinco ficam feridos em rebelião no presídio de Feira de Santana

7 são mortos e cinco ficam feridos em rebelião no presídio de Feira de Santana

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Laiane Cruz

Cinco detentos ficaram feridos e sete foram mortos, na tarde deste domingo (24), durante uma briga entre grupos rivais dentro do pavilhão 10 do Conjunto Penal de Feira de Santana. Cerca de 336 presos ocupam as 38 celas do local. No total, o presídio mantém 1.500 homens privados de liberdade e 22 agentes por plantão.
Foram feridos a golpe de faca Dioclécio Aureliano dos Santos, Davi Pires Almeida Fernandes, Anderson Clayton Silva Nascimento, Iago de Jesus dos Santos e Luiz dos Santos Almeida. Ele foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA).
(José Silas foi decapitado dentro do Conjunto Penal)
O detento José Silas foi decapitado. Também foram executados Alison Rodrigues e Haroldo Brito. Os nomes dos outros quatro mortos ainda não foram divulgados pela polícia. O Departamento de Polícia Técnica está no local e realiza os levantamentos cadavéricos.
(Parentes aguardando liberação de reféns em corrente de oração)
Parentes dos detentos, entre eles crianças, que se dirigiram ao presídio para a visita dominical, foram feitos reféns dentro do pavilhão. Os presos exigiram a presença da comissão de Direitos Humanos da Câmara de Vereadores, bem como o presidente da Casa, Ronny, para liberação das famílias. Tanto ele como a vereadora Cintia Machado já estão no Conjunto Penal.
O vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Carlos Eduardo Guimarães, o comandante do Comando Regional Leste (CPRL), coronel Adelmário Xavier, o delegado João Uzzum, entre outras autoridades, também se dirigiram ao presídio para tentar acalmar os ânimos dos presos e negociar a libertação dos reféns.  
As informações e fotos são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade. 
1 / 28
7 são mortos e cinco ficam feridos em rebelião no presídio de Feira de Santana






14 de mai. de 2015

Negros são 2,5 vezes mais vítimas de armas de fogo do que brancos no Brasil

 (Foto: Marcello Casal/Arquivo/Agência Brasil)
Agência Brasil - Maioria na população brasileira, os negros também são as principais vítimas das mortes provocadas por arma de fogo no país, conforme levantamento mais recente do Mapa da Violência 2015, que será divulgado hoje (14), em Brasília. Das 39.686 vítimas de disparo de qualquer tipo de arma de fogo, em 2012, 28.946 eram negros e 10.632, brancos - a diferença nos números mostra que as vítimas desse tipo de morte foram 2,5 vezes mais de negros do que de brancos. Para cada grupo de 100 mil habitantes, a taxa de vítimas da cor branca ficou em 11,8 óbitos, enquanto a de negros registrou 28,5 mortes para cada 100 mil habitantes, diferença de 142%.

O levantamento usa dados do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, que registra as declarações de óbito expedidas em todo o país. Para o determinar o recorte racial das vítimas de armas de fogo, o estudo considera as opções dadas pelos entrevistados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - branca, preta, parda, amarela ou indígena - na elaboração dos censos demográficos. Enquanto a série histórica do Mapa da Violência compreende o intervalado entre 1980 e 2012, a classificação das mortes por arma de fogo conforme a cor da pele é feita desde 2002.

Na comparação por unidades da Federação, Alagoas e Paraíba destacam-se pela "seletividade racial" nos homicídios por arma de fogo. Nesses locais, a diferença superou 1.000%. "Para cada branco vítima de arma de fogo nesses estados, morrem proporcionalmente mais de 10 negros, vítimas de homicídio intencional", informa trecho do levantamento. "Não preocupa só a trágica seletividade de negros e de jovens nesses homicídios, incomoda muito mais verificar a tendência crescente dessa seletividade ao longo dos últimos anos", destaca o documento. Das 27 unidades federativas, de acordo com o Mapa da Violência 2015, apenas no Paraná o número de brancos vítimas de armas de fogo é maior do que o de negros.

Para o autor do Mapa da Violência, Julio Jacobo Waiselfisz, a prevalência das mortes violentas da população negra está relacionada à falta de políticas públicas de proteção dessa parcela da população e ao recrudescimento das políticas de desarmamento. "[A morte de jovens negros] está associada a várias coisas, à falta de políticas públicas de proteção da população, que são direcionadas aqueles setores mais ricos que são, majoritariamente, brancos. Ali tem mais policiamento, mais proteção, enquanto nos bairro nos bairros das periferias urbanas não têm segurança pública nem privada. É um salve-se quem puder", disse o sociólogo à Agência Brasil.

Conforme mostra o Mapa da Violência, enquanto as taxas de homicídios de brancos por arma de fogo caíram de 14,5 para 11,8 em 100 mil brancos, entre 2003 e 2012, os números em relação aos negros no mesmo período subiram de 24,9 para 28,5. "Com esse ritmo marcadamente diferencial, a vitimização negra do país, que em 2003 era de 72,5%, em poucos anos duplica: em 2012 já é de 142%", destaca o levantamento, elaborado pela Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (FLACSO), em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil.

"São jovens pobre, negros, da periferia urbanas, sujeitos ao arbítrio das polícias, das balas perdidas entre traficantes ou a eles mesmos, em uma das poucas alternativas de trabalho e ocupação que é o próprio tráfico de drogas. Há uma constelação de fatores que está levando que nossa juventude, a juventude negra seja um material de consumo dessa chacina", disse o sociólogo.

INHAMBUPE CANCELA SÃO JOÃO DESTE ANO

 O São João de Inhambupe, no agreste baiano, não será realizado em 2015. Para cancelar a tradicional festa junina, o prefeito, Benoni Eduard Leys (PT), alegou crise financeira.

Segundo o gestor, além de atraso de verbas federais, a prefeitura terá que pagar o reajuste de 13,01% aos professores municipais, para equiparar os vencimentos ao piso nacional da categoria, aprovado na sessão desta terça-feira (12) da Câmara de Vereadores local. Além disso, houve aumento de 6,41% nos salários dos funcionários que ganham acima de um salário mínimo. "Hoje, se o gestor não tomar cuidado, a prefeitura entra em falência. Já existem várias prefeituras no país inteiro falidas, que não têm mais o que fazer", argumentou. Publicado no Diário Oficial do Município no dia 5 de maio, o ato atende também a orientação da presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Maria Quitéria Mendes, que, diante da escassez de recursos, recomenda o cancelamento dos festejos juninos aos municípios atingidos pela crise.
 
Fonte: Bahia Notícias

NOVA SOURE ENTRA NA LISTA DOS MUNICÍPIOS EM ‘SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA’ POR ESTIAGEM SOBE PARA 31


Mais três cidades baianas entraram no rol das que estão em "situação de emergência" devido à estiagem. Passam a fazer parte da lista, Abaíra, na Chapada Diamantina; Macajuba, no Piemonte no Paraguaçu; e Matina, no vale do São Francisco, em um total de 31 cidades com o decreto já vigente no estado. Ainda aguardam o reconhecimento oficial, NOVA SOURE e Feira da Mata, que enfrentam também estiagem. Em Abaíra, o decreto terá prazo de 180 dias, com efeito a partir de 24 de março. Em Macajuba, o prazo da situação de emergência valerá por 120 dias, contados a partir do dia 18 de março – quando o ainda prefeito Fernão Dias Ramalho Sampaio (assassinado em 2 de abril) assinou o decreto em âmbito local.

Já em Matina, a situação de emergência vale por 180 dias com início em 10 de abril. Com a inclusão dos municípios, publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (13), uma população de mais de 400 mil pessoas fica afetada diretamente pela seca e estiagem, segundo dados da Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sudec). Por ironia, os municípios que mais sofrem com a estiagem são os que ficam próximo ao Rio São Francisco. Dos 31 com situação de emergência decretada por problemas devido à estiagem ou seca, 16 estão perto da água do rio, nos territórios de identidade Sertão do São Francisco, Velho Chico e Bacia do Rio Corrente.

Fonte: Bahia Notícias

Com o tema ‘Revelação: da criação ao flash’, o curso de Publicidade e Propaganda da UNEF realizou nesta terça-feira (12) a sexta edição do DR2

 (Foto: MKT Grupo Nobre)
Com o tema 'Revelação: da criação ao flash', o curso de Publicidade e Propaganda da UNEF realizou nesta terça-feira (12) a sexta edição do DR2. O evento teve a participação de indispensáveis profissionais para a criação de uma campanha publicitária: o Redator, o Fotógrafo e o Diretor de Arte.


O evento questionou: "Você já parou pra pensar na importância da fotografia para uma campanha publicitária? Para responder essa pergunta, o Diretor de Arte Rick Joilly, a Redatora Stela Bião e o Fotógrafo Diogo Brasileiro foram os convidados especiais.

De acordo com Rick, a fotografia na criação é indispensável porque atualmente a publicidade tem sua base na imagem. Para o fotógrafo Diogo Brasileiro a fotografia é, pelo menos, 70% de uma peça publicitária, porque é a foto que vai despertar a atenção do público alvo.


Na opinião de Stela Bião, a fotografia é fundamental em seu dia a dia, tanto para ter ideias quanto para formatar uma campanha. Ela lembrou também do papel do fotógrafo como importante profissional na valorização de um layout. "Um trabalho feito de forma mais personalizada fica mil vezes melhor", declarou a Stela Bião que já participou de outra edição do evento.


Os convidados aproveitaram a oportunidade para parabenizar aos alunos e a instituição pelo evento. O DR2 é organizado por alunos do 3º semestre de Publicidade e Propaganda, sob a orientação da professora Soraya Macêdo, na disciplina Redação e Criação Publicitária.

MKT Grupo Nobre

Alunos de Inhambupe saem da escola mais cedo pela falta de merenda escolar

Fotos: Leitor BN
Desde o início deste ano letivo, os estudantes da rede pública do município de Inhambupe, na região do Litoral Norte e Agreste Baiano, estão tendo que sair da escola mais cedo para não ficarem com fome.
A merenda escolar, direito dos alunos garantido por lei, não foi paga pela prefeitura sob a alegação de falta de recursos. De acordo com o vereador da oposição, Marcos Martins (PDT), “já são quase três meses de aula, mas as crianças estão sendo liberadas no horário do intervalo porque o município não está oferecendo a merenda escolar”. Pela falta de alimentação, as crianças acabam ficando sem condições de permanecer em sala de aula, o que pode prejudicar o calendário acadêmico das escolas.

O vereador também declarou que, devido às dívidas do município, as empresas não querem participar do processo de licitação com receio de não serem pagas: “a gestão do município estava em dívida com os fornecedores do ano passado e por isso não se conseguiu confiança dos credores para participarem da licitação para o fornecimento deste ano”.
Durante o ano de 2015, foi transferido o valor de R$ 111.272,00 para o município pagar a merenda, referente aos meses de março e abril. Inhambupe vem passando por uma crise orçamentária visível desde o início do ano. Na manhã de quarta-feira (13), a prefeitura divulgou um comunicado informando o cancelamento da festa de São João da cidade.
Professores protestam pelo atraso da merenda escolar 
Foto: Leitor BN
Na tarde da última terça-feira (13), professores da Associação Brasileira dos Profissionais Liberais (APLB), pais e estudantes participaram de uma manifestação para cobrar a merenda escolar. O protesto ocorreu na Praça da Matriz, com todos os participantes vestidos de branco. Porém, de acordo com a assessoria da prefeitura, a manifestação ocorreu em reivindicação ao cumprimento do piso salarial dos professores – e não referente à merenda. Ainda segundo a assessoria, a prefeitura já contratou a empresa que fornecerá a alimentação, que já foi encaminhada para as escolas desde a última segunda-feira (11).
A presidente da unidade APLB-Sindicato de Inhambupe, Salete Souza, reafirmou que o protesto se deu devido à situação da merenda, que, até então, não foi entregue a todas as escolas. “A manifestação não foi nem em sonho pelo piso salarial. A prefeitura quer desqualificar a manifestação”, explica. De acordo com ela, a categoria acompanhou a votação pelo cumprimento do piso salarial, o que já havia sido negociado entre a atual gestão do prefeito Benoni Eduard (PT) e o sindicato.
"Tem escola que não recebeu merenda, e tem escola que 
recebeu muita", afirmou a presidente da ABPL 
do município / Foto: Leitor BN
“Tem escola que não recebeu merenda, e tem escola que recebeu muita. Nós fizemos uma mobilização, não foi uma paralisação. Foi uma mobilização com pais dos estudantes pela conscientização da atual situação da educação, pontuamos questões referentes a isso”, esclarece a sindicalista.
Ainda de acordo com Salete, a secretária da educação do município, Iranilda Figueiredo, deu uma ordem para que os alunos só fossem liberados às 11h, o que para a professora é inviável, já que os estudantes ficam com fome.  
“Não aguentamos mais ver criança com dor de cabeça, dizendo que está com fome”, dispara e continua: “compreendo que não está tudo na mão dela, mas ela agora está em um processo de oprimir a categoria". "A secretária chegou a afirmar que a manifestação é irregular, ilegal”, completa.
O Bahia Notícias não conseguiu entrar em contato com a Secretaria da Educação. Para a professora, falta à gestão a posição de “reconhecer que o erro é da administração”. Segundo ela, a categoria vai lutar enquanto o problema não for resolvido, pois “a conscientização pela educação é um ato de cidadania”.
Reprodução do Bahia Notícias // Por Bruna Castelo Branco

Ribeira do Pombal: Menina, com infecção grave, aguarda transferência para Salvador

Foto: Reprodução / WhatsApp
Uma criança de sete anos com infecção respiratória (pneumonia) grave aguarda com urgência uma transferência de Ribeira do Pombal, no nordeste do estado, para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Salvador. Wendy Helloá está há 14 dias internada no Hospital Santa Tereza e respira por balão de oxigênio. 

Segundo a mãe da menina, Tatiane Dantas da Silva, 31 anos, os médicos disseram que Wendy precisa fazer com urgência uma Gastrectomia (técnica cirúrgica em que se retira parte do estômago). 

"Minha filha precisa ser transferida logo. Daqui a alguns dias, se nada for feito, ela pode ficar sem poder se alimentar", desabafa a mãe em entrevista ao Bahia Notícias. Ainda segundo Tatiane, há cinco anos, Wendy perdeu parte dos movimentos do corpo e há dois anos ela luta para descobrir a causa do sofrimento.

Reprodução do Bahia Notícias //  Por Francis Juliano

13 de mai. de 2015

ALERTA! EM ITAPICURU BA: AGROTÓXICOS ENVENENAM ALIMENTOS E CAUSAM CÂNCER


É cada dia maior o número de pessoas diagnosticadas com câncer no município de Itapicuru-Ba. Alguns desinformados afirmam que o crescimento do número de pessoas com câncer é resultado do fato de a população estar vivendo mais. Porém, estudos científicos provam que existe uma relação direta entre o câncer e a alimentação e, mais precisamente, com a contaminação dos alimentos por agrotóxicos. O Brasil, como se sabe, é o país que mais consome agrotóxicos no mundo.

Nas plantações de verduras e legumes no município de Itapicuru-Ba é comum o uso excessivo de produtos agrotóxicos, material que coloca em rico de contaminação as pessoas que trabalham na lavoura e o consumidor das hortaliças, que são comercializadas no próprio município e nas feiras livres de cidades vizinhas, a exemplo Tobias Barreto que consome boa parte desses alimentos. Infelizmente e Itapicuru não existe uma fiscalização rígida para coibir a aplicação dos agrotóxicos.

Em todo o País a gravidade dessa situação vem sistematicamente sendo denunciada pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). Em dossiê intitulado Um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde, a Abrasco afirma que o processo produtivo agrícola brasileiro está cada vez mais dependente dos agrotóxicos. Apesar de todos esses alertas, os agrotóxicos continuam sendo usados indiscriminadamente e sem nenhum controle por parte do governo federal. Pelo contrário.

Fonte: Itapicuru Notícias
Informações: Portal Tobiense

ICMS ARRECADADO NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO


Segundo o site da SEFAZ, são os seguintes os valores de ICMS arrecadados em 2015 nos municípios da região pelo Governo do Estado.

Janeiro: Banzaê R$ 19.593,50; Cícero Dantas R$ 195.433,01; Caldas de Cipó R$ 63.090,63;Euclides da Cunha R$ 769.914,21; Heliópolis R$ 48.849,28; Nova Soure R$ 47.543,30; Quijingue R$ 49.445,92; Ribeira do Amparo R$ 8.315,80; Ribeira do Pombal R$ 697.550,94; Tucano R$ 188.897,58.

Fevereiro: Banzaê R$ 29.132,27; Cícero Dantas R$ 167.512,23; Caldas de Cipó R$ 49.953,99;Euclides da Cunha R$ 607.818,27; Heliópolis R$ 40.021,94; Nova Soure R$ 49.118,47; Quijingue R$ 23.191,10; Ribeira do Amparo R$ 6.259.84; Ribeira do Pombal R$ 638.725,53; Tucano R$ 226.580,82.

Março: Banzaê R$ 26.641,24; Cícero Dantas R$ 140.536,79; Caldas de Cipó R$ 83.320,02;Euclides da Cunha R$ 656.031,65; Heliópolis R$ 39.705,19; Nova Soure R$ 51.843,97; Quijingue R$ 21.459,10; Ribeira do Amparo R$ 5.905,15; Ribeira do Pombal R$ 654.622,95; Tucano R$ 264.377,79.

Abril: Banzaê R$ 15.049,35; Cícero Dantas R$ 171.776,38; Caldas de Cipó R$ 61.097,02;Euclides da Cunha R$ 643.947,49; Heliópolis R$ 66.760,27; Nova Soure R$ 52.025,55; Quijingue R$ 32.684,95; Ribeira do Amparo R$ 6.933,07; Ribeira do Pombal R$ 912.552,61; Tucano R$ 195.219,61. Por Joilson Costa, Rádio Pombal FM.