28 de dez. de 2013

Exposição de artes encanta público no Conjunto Penal de Feira de Santana

   Durante evento de confraternização do PARTICPA, Programa de Valorização dos Parceiros-Cidadãos das Atividades de Escolarização, realizado pelo Colégio Estadual Paulo VI, no Conjunto Penal de Feira de Santana, um detalhe chamou a atenção do público presente. 10 obras de artes pintadas em óleo sobre tela assinadas pela artista plástica Maria José Barbosa Rocha, professora aposentada da instituição, deram um tom diferenciado na decoração do ambiente.
  Os olhares do público de voltaram para as obras de Maria José. A vivacidade das cores e a diversidade das temáticas abordadas deram às obras um colorido diferenciado. As telas não foram pintadas com as mãos, mas com o coração de uma mulher que mesmo depois de aposentada ainda continua cheia de vida, sonho e imaginação fértil para traduzir através de pincel e tinta o seu olhar sobre a vida, o seu olhar sobre o mundo.   
   Para a surpresa da autora, que dedicou mais de 40 anos da sua vida à educação, todas as obras da exposição, foram vendidas exceto uma que a própria autora cedeu à direção do Conjunto Penal para ser sorteada entre os servidores. “Estou encantadíssima com o resultado dessa exposição. Não esperava que o público correspondesse com tanta bondade. Já tenho diversas outras encomendas por conta dessa simples exposição”, disse Maria José com olhar emocionado.  

   As obras foram admiradas por outros artistas, intelectuais, professores e jornalistas. Também prestigiaram o evento psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, agentes penitenciários e um grupo de educadores em unidades prisionais em Salvador, que por sinal saiu encantando com a exposição. 

Nenhum comentário: