24 de nov. de 2012

Um show de homenagens aos parceiros da educação em prisões no Conjunto Penal

A cerimônia contou com a participação de diversos servidores da justiça e da educação em prisões  
Texto: Bruno Albuquerque
Fotos: Heloisa França e Danilo Guerra
Edição: Danilo Guerra
Valorizar a educação e reconhecer os educadores enquanto agentes fundamentais no processo de transformação social, criando, dessa forma, oportunidades e possibilidades de crescimento pessoal e profissional de todos os envolvidos na dinâmica do sistema prisional, garantindo assim a dignidade humana, o bem estar social e, consequentemente, a ordem e a civilidade no espaço público.
Foi por defender este ideal, que a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia, o Conjunto Penal de Feira de Santana, a Secretaria da Educação da Bahia, o Colégio Estadual Paulo VI e a Coordenação Setorial de Integração Social realizam, durante todo o dia de ontem (23/11), no auditório do Conjunto Penal, a cerimônia de entrega do título Amigo da Escola e da outorga da comenda Servidor Antonio Carlos Gonçalves dos Santos.
Como parte integrante da programação, o evento também marcou o anúncio dos vencedores do 1º Concurso de Redação Dr. José Machado Amorim, que apresentou o tema “Punir, Ressocializar, Integrar - Qual a parte que me cabe neste latifúndio?”.
Os tambores da cidadania rufaram em nossa homenagem. Parabéns aos estudantes do Colégio Paulo VI
Recepção
Após farto e suculento breakfast, o evento começou com a apresentação do Grupo de Percussão de estudantes do Colégio Estadual João VI que integram o projeto Mais Educação. Sob a regência do professor Juarez, a garotada impressionou o público presente com versões percussivas do Hino Nacional e do Hino de Feira de Santana. Em seguida, a exibição do vídeo A Orquestra e a Escola transmitiu para os presentes a importância de cada um na construção do mundo coletivo, fazendo uma analogia às orquestras sinfônicas, nas quais cada instrumento, de acordo com sua particularidade de sons e tons, constrói a sonoridade do conjunto.
A mesa foi formada por membros da Direc-02 e pelas autoridades da educação em prisões
Mesa de honra
Após o show proporcionado pelos alunos do Paulo VI, a bancada formada pela professora Ana Verena, diretora do Colégio Estadual Paulo VI; pelo diretor do Conjunto Penal de Feira de Santana, Edmundo Memeri Dumet; pela defensora pública Liliane Miranda do Amaral; pela professora Carla Pitanga, que representou a diretora da Direc 02, Nívea Maria; pelo diretor do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Feira de Santana, Edson das Virgens Teles; pelodiretor adjunto do Conjunto Penal de Feira de Santana, Clériston dos Santos Leite; pelo professor Nilson Ribeiro, coordenador de educação e atividades laborativas do Conjunto Penal e pela professora Ana Lourdes Rodrigues Amorim, fundadora do Colégio Estadual Paulo realizou a entrega do Título  Amigo da Escola àqueles que são responsáveis por contribuir para ressocialização de estudantes privados de liberdade através da educação.
Amigos da Escola
Gratas pela lembrança, as professoras homenageadas se sentiram maravilhadas e reforçaram seu compromisso com a educação

As professoras Severiana Fadigas de Jesus, Margarete Morais e Maria José Barbosa Rocha, que lecionam no anexo do Colégio Paulo VI localizado dentro do Presídio, assim como Clériston Santos Leite, diretor-adjunto do Conjunto Penal; José Luciano Ferreira da Silva, servidor da unidade; Jornal Folha do Estado da Bahia e o blog Professor-Repórter receberam o título Amigo da Escola.
Todos ficaram emocianados e agraciados com as honrarias. Em 2013 a parceria continuará mais forte 
O jornal Folha do Estado representado por Bruno Albuquerque, Thamires Érica e Heloisa França ao lado da professora Ana Verena e do Dr. Edmundo Memeri Dumet.

Comendador
               O Blog Professor Repórter e o jornalista Danilo Guerra também foram homenageados
O Jornalista Danilo Guerra dos Santos, chefe de Redação do Folha do Estado, foi homenageado com a outorga da Comenda Antonio Carlos Gonçalves do Santos, por se destacar no cenário da comunicação e da educação como um dos expoentes no processo de ressocialização de estudantes privados de liberdade na cidade de Feira de Santana. “Toda iniciativa que visa valorizar a educação é bem vinda. O grande mestre Paulo Freire disse: ‘Ninguém se educa sozinho. Todos nos educamos em comunhão’. Então, é na confluência, na comunhão que construímos sujeitos. Somente através da educação é possível se conquistar a liberdade. E as asas da liberdade se abrem sobre nós e nos permitem transpor os muros do presídio, da escola, ou quaisquer outros. É a educação que faz de nós, enquanto sujeitos, transformadores da realidade social”, discursou o jornalista ao receber a comenda.
Concurso de Redação
Emocionado com a vitória no concurso, o servidor André Pereira, que é pastor evangélico, ofereceu a conquista atodos os seus colegas servidores do Conjunto Penal
Foram divulgados também os nomes do vencedor e dos segundo e terceiro colocados do 1º Concurso de Redação Dr. José Machado Amorim, que apresentou o tema “Punir, Ressocializar, Integrar - Qual a parte que me cabe neste latifúndio?”. O primeiro colocado, André Pereira de Brito, foi contemplado com um tablet. Manoel Feliciano Filho e Emanoel Eloy Mendes ficaram, respectivamente, na segunda e terceira colocação.
O diretor do Conjunto Penal, Edmundo Memeri Dumet, ressaltou a importância de  iniciativas como essa, que destacou como sendo de extrema importância, pois, segundo ele “E imperativo reconhecer aqueles que apóiam e acreditam na construção de uma sociedade melhor através da valorização da educação”, declarou o diretor Memeri.
Fonte; Jornal Folha do Estado da Bahia

Nenhum comentário: