19 de jan. de 2012

O melhor de Nova Soure é a força e alegria do seu povo

Nova Soure, cidade de solo rochoso, mas que é iluminada pelo sol da justiça. Seu encanto está na força do seu povo que dia a dia vai transformando suor em gotas de esperança de dias melhores para suas vidas. Um povo que ainda na aurora do dia se levanta, faz suas preces e com muita convicção vai plantar as sementes da fé e da crença em Deus para colher felicidade, paz e amor.

É a força, o destemor e a vontade de vencer dos filhos de Nova Soure que nos atrai e nos torna tão semelhantes a eles. Fico cada vez mais encantado com esta cidade tão bonita e acolhedora. É a hospitalidade do seu povo que faz o nosso coração bater mais forte e chorar de emoção todas as vezes que chegamos até aqui e somos recepcionados com sorrisos tão largos.

O que nos encanta também, é ver que, mesmo com as dificuldades inerentes a um município localizado no coração do sertão baiano, o novasouriense nunca deixou de fazer da alegria seu projeto de vida. É essa alegria que há muito tempo nos contagiou e fez com que construíssemos raízes tão profundas neste lugar. Por um lado, o nosso povo tem a força de um guerreiro que não se prostra diante das dificuldades; mas por outro, ao olhar no rosto de cada um vejo a sensibilidade do poeta. Um homem que chorar, sorrir, sente tristeza e alegria. Vejo um povo que dar dor tira o seu canto, da terra o seu sustento e da vida seu alimento.

Nesse momento, onde a insegurança parece tomar conta da nossa cidade, precisamos construir sobre os alicerces da fé, uma vida melhor para acolher nossa juventude que anda tão ameaçada pelas ondas insuportáveis da violência e ameaçada pelas drogas.

O futuro é incerto, mas de uma coisa eu tenho certeza, que todos os filhos de Nova Soure, seja eles nascidos aqui ou não, irão realizar a travessia da vida de forma vitoriosa. Isto porque dentro de cada um bate incansavelmente um coração em busca da felicidade. É essa força de vontade, ainda que meio adormecida, e que muitos ainda não tenham se dado conta de que ela esteja emergindo dentro de si (mas está), e logo-logo irá brotar, que nos faz ser tão especiais.

Ser ou estar novassouriense é honroso demais pois sinto-me parte de um povo forte e revestido de coragem que nos impulsiona para vencer. Um povo que ama a sua terra e que por ela está disposto até mesmo morrer. Um povo que é coberto pela sublime sorte que se revela através de um lindo céu azul.

Ser novassouriense é também motivo de orgulho nacional. Que diga o professor Geraldo Prado, pesquisador e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Um novassouriense nato que jamais esqueceu suas raízes, sua terra, seu povo. Por amor à sua terra natal, ele criou aqui em nossa cidade a maior biblioteca rural do Planeta. É ou não é pra se orgulhar de uma ação como esta?

Um outro motivo de orgulho para Nova Soure é o poeta, professor, escritor e compositor Antonio Ramos, mais conhecido como Ramos Feirense, o autor do belíssimo hino “Canção de Amor à Nova Soure”. Isto mostra que o amor sobressai a todas as coisas. Embora não tenha nascido em Nova Soure, Antonio Ramos foi adotado pela linguagem do amor e a cidade passou a ser um referencial em sua vida.

Além destes, há muitos outros homens, mulheres, jovens, crianças que nos enchem de prazer e felicidade. Alguns já não estão mais por aqui, foram em busca de novas oportunidades em outras cidades, mas nunca cortaram o cordão umbilical. Sempre que possível voltam para tomarem benção da terra natal. E assim, vamos seguindo pela longa estrada da vida plantando em cada coração novassouriense um tanto de paz um pouco de Deus. Por isso não excito em dizer: sou novassouriense de coração assim como você!

Por Reginaldo Santos.

Foto da Internet.

3 comentários:

Anônimo disse...

Emilson de Elizio barbeiro:

Meu amigo, o que posso escrever, falar, será pouco, logo Eu que me considerava Um Novasouriense fanatico, te digo, sinto honrado em vê uma pessôa que não nasceu, mas adotou o Soure, como Terra Natal, e os que por voçê foi citado, peço licença para acrescentar mais dois natubeiros , com voçê Dorival de Zezé e Familia que levou um Cristo, hoje Cartão Postal da Cidade, e o Dr. joão Batista, mais um fantico por Nova Soure.
Vejo um Soure, com uma juventude, sadia, só desejo, que tenham sempre dias melhores, cobrei isto deste jovem Arivaldo,com fiquei horas e horas, conversando, me contou seu Planos, Acreditei e espero que o povo do soure acredite.
E continuando, fiquei sabendo que ex- prefeitos, ex-vices, ex- candidatos, se reuniram, onde fui duro, e disse e digo, ex-incompetentes,invejos e um ex-candidato, mentiroso, falava horores, do meu Povo e da Minha cidade, continuo esperando o seu Pedido de Perdão ao Povo de Soure.
Mais uma vez mais, grato, nascer ou morar em soure, nunca mais se esquecerá desta Terra, povo bom, só que alguns, se passa por anonimo, e por drs, para macular nossa cidade.
enquanto for vivo DIREI, podem me matar mas nunca deixarei falaram desta Terra e do seu Povo.
Emilson de elizio

Anônimo disse...

Essa matéria falou com o fundo de minha alma e tocou no meu coração. è verdade, nós novasourienses somos forte, não nos abatemos por quase nada nesta vidaPena que a nossa cidade está entergue as baratas. Mas com fé em Deus isso vai melhorar

Anônimo disse...

Sinto-me tambem filho desta terra, onde nasceram os meus avós paternos, os meus tios e o meu pai que reside em Cipó desde os dezoito anos de idade e hoje já um senhor de 84 anos.
Nova Soure é uma terra de grande importancia por suas riquezas materiais e imateriais, pelos valorosos cidadãos do campo, por seus homemns e mulheres penssadores, formadores de opinião, na busca intermitente para que atraves da Política, mas sobretudo da consciencia de cidadania esta Terra revele cada vez mais à Bahia e ao Brasil a força e a inteligencia da Eterna Natuba!

Ranieri Caetano