3 de jan. de 2014

Amigos empreendedores mudam cenário esportivo em Nova Soure

     Tudo começou como uma brincadeirinha entre amigos e depois virou um misto de esporte, cultura e cidadania em Nova Soure, cidade distante a 147 km de Feira de Santana. 12 amigos moradores da cidade com visão empreendedora revitalizaram a prática do ciclismo no município ao montarem o grupo Poeira Bike Adventure.
     Ciente de que o esporte é uma fonte de atividades recreativas, realizadas de forma lúdica e que o ciclismo é não é apenas uma das atividades do lazer, mas um componente importante na vida das pessoas, enquanto um fenômeno social, sendo utilizado como um meio de socialização e oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento humano, o grupo Poeira Bike desenvolve ações de cidadania no município.
     Entre as diversas ações realizadas pelo grupo, formado há pouco mais de um ano, três ganham notoriedade. A primeira, que acontece no mês de junho, denominado de Grande Pedala, essa atividade reúne ciclistas não apenas da cidade mais de diversos municípios da região de Nova Soure. Diversos amigos e amantes da modalidade esportiva se reúnem numa atividade que proporciona lazer, educação e contato com a natureza demonstrando responsabilidade sustentável. Como critério de participação nesse passeio, os atletas doam um quilo de alimento não perecível que é repassado para comunidades carentes.
     Além do Grande Pedala o grupo também realiza o Pedal da Luluzinha, iniciativa voltada exclusivamente para mulheres lançada este ano. Diversas mulheres participam do evento e a cidade ganha tons de rosa em homenagem às luluzinhas como são carinhosamente chamadas no período do passeio ciclístico feminino. E a terceira atividade que a Poeira Bike realiza denomina-se Pedal da Solidariedade, o grupo de homens e mulheres se une um grupo de crianças e juntos pedalam até uma comunidade carente próxima à sede do município onde dialogam com a população mais carente mostrando às crianças cliclistas a realidade da vida daqueles que nada têm para comer.
     O grupo é formado por profissionais liberais, que além de serem amantes desta modalidade esportiva também alimentam a esperança de diversas comunidades carentes com a ajuda humanitária. “Cada evento que realizamos o fazemos com dois objetivos primordiais. O primeiro é oportunizar aos amantes do ciclismo a prática do esporte aqui em Nova Soure e com isso vem a melhor qualidade de vida e a questão da sustentabilidade. O outro é de fato, esse foco social que temos em ajudar ao nosso semelhante que é mais carente que nós”, afirmou o Esron Carvalho, mais conhecido como Nino membro-fundador da Poeira Bike.
     E assim o grupo, formado pelos amigos Nino, Rastelly, Dedé da bicicleta, Ravel Bastos,  Galego, Breno, Mariana Bittencourt, Maurícia, Jessi Silva, Chico Pintor, Zé Borracheiro, Álvaro Córdola, Luisa, Helen Aurora vai pedalando em defesa da qualidade de vida, bebendo águas de esperança e transformando os cenários desérticos em jardins verdejantes com ações simples mas que transforma a vida de muita gente numa cidade com pouco mais de 20 mil habitantes.   


Nenhum comentário: