29 de set. de 2011

Enfraquecida, oposição do Banzaê esperneia contra empréstimo para pavimentação de logradouros

Edson Brito anunciou a seus pares durante a sessão extraordinária da Câmara Municipal ocorrida ontem que vai recorrer do arquivamento de sua denúncia contra Jailma.
Vereadores examinam projeto de captação de recursos

Ontem (28/09), depois ter queimado todos os expedientes protelatórios possíveis, com o estranho discurso de que estaria tentando colaborar com o governo, a oposição banzaeense, estranhamente liderada pelo presidente da Câmara Municipal, resolveu iniciar o exame do projeto de lei mediante o qual a Prefeitura solicita autorização para contratar financiamento com a finalidade de pavimentar diversos logradouros públicos na sede do Município.  A primeira sessão extraordinária realizada ontem, de duas convocadas pelo Poder Executivo, foi utilizada para reuniões das comissões permanentes, que emitiram, discutiram e votaram seus respectivos pareceres.
A bancada majoritária do governo utilizou a tribuna da Casa Legislativa para alfinetar o presidente Edson Brito, que estaria se comportando de forma tendenciosa em favor de seus colegas de oposição, quando deveria assumir a postura de magistrado imparcial na defesa das normas regimentais e prerrogativas da Câmara, como a liturgia do cargo de presidente de um Poder reclama. Para os vereadores da situação, Edson age de forma arrogante, intromete-se nas atribuições das comissões, tentando intimidar seus membros, além de fazer pouco caso do Regimento Interno, cujo único exemplar escondia fora do alcance dos parlamentares.  Alega o vereador Adriano que somente Edson Brito tinha acesso ao novo Regimento da Casa.
Por seu turno, a oposição, mesmo depois de ter recusada sua pretensão junto ao Ministério Público, que não viu qualquer mácula no projeto sob exame, insiste em tachá-lo de inconstitucional, apontando nele vários indícios de irregularidades. Não comprovadas – diga-se de passagem -, como divergências no tamanho das áreas beneficiadas. O vereador Gilson argumenta, entre outras coisas, que mais de sessenta por cento da população de Banzaê rejeita a aprovação do projeto de empréstimo, no que é acompanhado pelo decano Irará. Já Zé Peixinho prefere por em dúvida o destino que será dado aos recursos do financiamento, se vier a se concretizar.
A prefeita Jailma diz que não compreende aonde a oposição quer chegar com tantas exigências descabidas, pois todos os esclarecimentos técnicos solicitados pela Câmara já foram dados. Por sinal, os mesmos que foram ofertados ao Ministério Público da comarca em função da denúncia arquivada. A diferença é que a 1ª Promotoria de Justiça deu-se por satisfeita com os esclarecimentos prestados pelo setor de Engenharia da Prefeitura. Quanto ao desejo dos oposicionistas, porém, já não sabe ela como satisfazê-lo.

Nenhum comentário: