15 de nov. de 2011

RIBEIRA DO AMPARO- Carro de Boi foi um dos principais meios de transporte agrícola.


No Brasil o Carro de Boi foi introduzido pelos colonizadores portugueses, o carro de boi difundiu-se por todo o país, existindo ainda no meio rural nordestino.
O carro de boi foi um dos principais meios de transporte utilizados para transportar a produção das fazendas para as cidades, mas ainda é utilizado em algumas regiões do país.
Em alguns municípios como Ribeira do Amparo, no estado da BA,e em outras regiões do interior nordestino, ainda há fazendeiros que realizam mutirões de carros de bois para transportar suas produções agrícolas e também outros produtos. O som estridente característico do carro de bois, chamado de canto, lamento ou gemido, também faz parte da nossa cultura.
Dotado de uma estrutura que não possui o diferencial, suas rodas travam durante as curvas. Quando em movimento, o autêntico carro de bois emite um som estridente característico - o cantador - que anuncia a sua passagem.

Partes do carro de boiAlgumas das partes do carro de boi (fonte:Dicionário de Caetitenês, de André Koehne; Museu do carro de boi):
■canga: peça em que se prende o cabeçalho ou o cambão,e que é colocada sobre o pescoço de dois bois, responsável pela trnsferência de energia mecânica ao cabeçalho.
■canzil: Peças em forma de estacas trabalhadas que atravessam a canga de cima para baixo em quatro pontos, de modo que o pescoço de cada boi fique entre duas dessas estacas;
■arreia: suportes que atravessam transversalmente o cabeçalho, sobre os quais se apoiam as tábuas da mesa;
■cabeçalho: a longa trave que liga o corpo do carro à canga, que se atrela aos bois;
■cantadeira: parte do eixo que fica em contato com a parte inferior do chumaço. O contato entre eles produz o som característico do carro;
■cheda: Prancha lateral do leito do carro de bois, na qual se metem os fueiros;
■cocão: Cada uma das partes fixadas por baixo das chedas, que servem para fixar, duas de cada lado do carro, cada um dos chumaços;
■fueiro: cada uma das estacas de madeira que servem para prender a carga ao carro;
■mesa: a superfície onde se coloca a carga;
■Recavém, ou requebém, é a parte traseira da mesa.
■tambueiro: Tira de couro cru, curtido e torcido, que serve para prender o cabeçalho ou o cambão à canga;
■brocha: Tira de couro cru, curtido e torcido, que serve para prender um canzil ao outro passando por baixo do pescoço do boi. As informações são da Enciclopédia livre/Fotos: Valdir Carneiro.

Nenhum comentário: