12 de dez. de 2011

Sátiro Dias ganha sede do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)


A Prefeitura de Sátiro Dias em parceria com o Ministério da Saúde, entregará nos próximos dias a primeira sede do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Sátiro Dias, localizada próximo ao Hospital Geral (HGSD).

Sátiro Dias foi o único município do nordeste brasileiro, com menos de vinte mil habitantes, a ter implantada em seu território uma unidade do CAPS que tem como objetivo oferecer atendimento à população, através do acompanhamento clínico e da reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

O CAPS é o serviço de saúde aberto e comunitário, que busca oferecer atendimento diário com profissionais das áreas de nutrição, assistência social, psiquiatria, terapia e enfermagem.

O perfil populacional do município de Sátiro Dias e a articulação da secretária municipal de saúde, Vaitsa Santiago Cardoso, com outras instâncias de gestão do SUS, foram sem dúvida, importantes critérios para a implantação da rede de atenção à saúde mental na cidade. Vaitsa Cardoso buscou de todas as formas, as condições mais adequadas para definir os equipamentos que melhor respondem às demandas de saúde mental do município satirodiense.

A secretária de saúde já está trabalhando para que todos os mais de oitocentos satirodienses cadastrados no pré-cadastro, tenham atendimento clínico em regime de atenção diária, evitando futuras internações em hospitais psiquiátricos.

Os projetos destes serviços muitas vezes ultrapassam a própria estrutura física, em busca da rede de suporte social, potencializadora de suas ações, preocupando-se com o sujeito e a singularidade, além de sua história, sua cultura e sua vida cotidiana.

Por Herbet Souza

Nenhum comentário: