30 de ago. de 2012

Nova Soure:Prefeito é acusado de cometer crime racial

Prefeito Arivaldo

Um estudante residente na cidade de Nova Soure compareceu, terça-feira passada, dia 21, à delegacia da cidade, para prestar queixa contra o atual prefeito da cidade, Arivaldo, candidato à reeleição pelo PDT, acusando-o de ter cometido crime racial.


Durante seu depoimento, Pablo Moreira dos Santos, conhecido por Zoinho, relatou a arbitrariedade que aconteceu em um espaço público e causou-lhe grande constrangimento. “Tinha saído do comitê do candidato Marcus. Vim andando pela rua da Saudade, quando de repente encontro o prefeito parado no quebra mola. Quando olhei, ele gritou: ‘o que foi seu urubu? O que é que tá me olhando? Vou mandar a Polícia Militar lhe prender”.


Quando percebeu que um camburão da PM se aproximava, o estudante procurou sair do local. O prefeito, então, resolveu segui-lo de carro e tentou intimidá-lo a parar de andar. “Ele queria me atropelar, mas consegui me sair”, disse o estudante.


De acordo com uma emenda que alterou o artigo 140 do Código Penal Brasileiro, se as acusações forem confirmadas, o prefeito poderá responder por crime de injúria racial, sofrer pena de reclusão de 1 a 3 anos e ainda pagar multa.


“O que o prefeito fez é uma arbitrariedade. Ele é um homem público, jamais poderia baixar o nível a esse ponto. Tudo por questões políticas, só porque apoiava o partido da oposição”, relatou o estudante.

Magoado por ter sido discriminado e por perceber que uma autoridade política tentou cercear seu direito de liberdade de escolha, mas consciente de seu papel cidadão. 

A gente vive num regime democrático, no qual cada um faz suas escolhas e cabe ao outro respeitar isso. Mas o prefeito não desrespeitou  somente a ele não, ele rasgou a constituição brasileira e feriu os princípios da cidadania democratizada em nosso país. 




 

Nenhum comentário: