15 de out. de 2011

Bancários fazem acordo e paralisação pode ter fim na próxima terça-feria



A greve dos bancários pode ter fim na próxima terça-feira (18/10), caso a categoria aceite a proposta de 9% de reajuste sobre os salários feita ontem pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). A entidade propôs também pagar 12% de aumento sobre o piso da categoria, que passaria de R$ 1.250 para R$ 1.400, no caso do escriturário.


Assim, foi selado um acordo entre os bancos e os trabalhadores. Mas a decisão pelo fim da paralisação depende ainda da aprovação das assembleias marcadas para segunda-feira. As negociações se alongaram por todo o dia ontem e foram encerradas por volta das 21h30.


A greve dos bancários chegou ao 18º dia sem perspectiva de solução. Os representantes do Sindicato dos Bancários voltaram a se reunir com a Fenaban quando as dificuldades em torno de um acordo pareciam incontornáveis. Segundo o último balanço divulgado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-Cut), a paralisação manteve 9.152 agências fechadas ontem.


Os bancários entraram em greve em 27 de setembro, depois de rejeitarem a proposta de reajuste de 8% feita pela Fenaban. Eles reivindicaram um aumento de 12,8% e valorização do piso, entre outros itens. (Ana Carolina Dinardo)



Nenhum comentário: