16 de jun. de 2012

MINISTÉRIO PÚBLICO E FESTA EM NOVA SOURE

 


 Tradicionalmente realizada em diversos municípios baianos, a festa de “São João” não será tão “estrelada” neste ano de 2012. A maioria dos municípios atingidos pela maior seca dos últimos 40 anos estão cortando gastos com as atrações contratadas para animar a festa junina. Esse é o caso do município de Nova Soure, que, atendendo recomendação expedida pelo Ministério Público estadual, reduziu os gastos com a festa que se iniciará no próximo dia 22 de junho, sexta-feira. Os gastos excessivos devem ser evitados, explicou o promotor de Justiça Leonardo Quintans Coutinho, porque as despesas seriam incompatíveis com o estado de emergência decretado pelo Município.
Foi nesse sentido que o promotor de Justiça encaminhou a recomendação á Prefeitura de Nova Soure. Em resposta, o prefeito já informou ao MP que a festa, que se iniciaria no dia 22, e seria encerrada no dia 24, ou seja, três dias de festa, terá agora apenas dois dias, 22 e 23 de junho, sexta-feira e sábado. Como os gastos excessivos também poderiam ferir os princípios constitucionais da razoabilidade e da proporcionalidade e isso foi destacado por Leonardo Coutinho, o Município reduziu ainda os dias da festa de “São Pedro”, que acontece num povoado local; contratou atrações mais baratas e reduziu gastos com a decoração e ornamentação do “São João”.  

A Prefeitura de Nova de Soure primeiramente tinha anunciado as seguintes atrações para a sua festa junina: Maria Cecilia e Rodolfo, Santana, Paulinho e Forró Pauleira, Trio Nordestino nos dias 22, 23 e 24 de junho. Agora os dias da festa serão na sexta-feira e no sábado, 22 e 23 de junho, com Forró do Bom, Trio Nordestino, Trio Barnabé e Paulinha Abelha e Marlus.  ASCOM do  Ministério Público da Bahia e por Joilson Costa, Rádio Pombal FM. 

Nenhum comentário: