21 de jun. de 2012

VEREADORA DE NOVA SOURE PEDE LICENÇA POR 90 DIAS

Imagem Internet
A vereadora Maria de Lourdes ou Lurdinha, como é conhecida no meio político, pediu no ultimo dia 12/06, licença do cargo à câmara de vereadores por um período de 90 dias, alegando motivos pessoais. Dado a entrada no pedido, o presidente da casa, Ítalo Goes, marcou para próxima sessão (19/06) a votação do pedido, onde o mesmo só poderá ser derrubado com o voto de 2/3 dos vereadores.

Diante do exposto, começaram a surgir os comentários nos meios políticos, que dizem outra coisa. A rádio peão diz que o verdadeiro motivo da saída da vereadora seria a entrada do suplente a vereador Dileca, que neste caso é irmão do prefeito, e que só poderia concorrer nesta eleição se estiver no exercício do mandato, por ser irmão do prefeito. 

Coincidência? Até seria se a vereadora não fosse a candidata a vice na chapa do prefeito.


Outro comentário é que, quem assumiria o lugar da vereadora era Israel, o segundo suplente, pois Dileca mudou de partido, saiu do PV e foi para o PDT,  e segundo a lei eleitoral, o mandato é do partido e não do vereador. Mas isso é uma questão jurídica e só os bachareis em direito podem desenrolar esta situação.

Passado uma semana, de tantos comentários e especulações, chegou o dia D, terça-feira 19/06, o dia da votação do pedido da vereadora - e ai o que vai acontecer, o pedido passa ou não passa? era o que todos se perguntavam. Passou... o pedido passou por 4 votos a 2, os vereadores da oposição votaram contra e os da situação, dois foram a favor e um se absteve. Por esse placar, o presidente da câmara declarou aprovado o pedido de afastamento da vereadora.

Em sua fala, o vereador Geraldo Biscarde contestou o presidente da casa dizendo que a conta estava errada, pois se são 2/3 dos votos, pois não votam o presidente e nem a vereadora e houve o uma abstenção, então sobram 6 votantes, neste caso, 2/3 de 6 são 4, e foram os 4 votos obtidos contra o pedido da vereadora. Na opinião do vereador Geraldo, o pedido não passou.

Vale lembrar que a vereadora abre mão do salário por este período


Nenhum comentário: