21 de jan. de 2015

Casos de acidentes domésticos com crianças aumentam durante as férias


Há cerca de uma semana um garoto de 10 anos, estava jogando bola na casa de uma tia quando pisou no objeto, caiu e bateu o braço esquerdo numa madeira. Ele sofreu uma fratura no antebraço, passou por cirurgia, e está indo ao Hospital Estadual da Criança (HEC) para trocar os curativos.

Dr. Ailton Pedreira, coordenador médico da ortopedia do HEC, conta que nesta época do ano é muito comum chegarem à unidade hospitalar casos como o deste garoto.

"Nos meses de dezembro e janeiro, as crianças estão de férias e o número de casos de acidentes domésticos predomina. A maioria das fraturas acontece em membros superiores, principalmente antebraço e punho, como foi o caso do paciente em questão”, informa.

O ortopediatra acrescenta: “Casos que envolvem acidentes com raios de bicicleta também são comuns neste período. Por isso, é importante que os pais e responsáveis não deixem as crianças andarem de bicicleta descalças, mas, de preferência, com tênis. Outro tipo de acidente comum que tem chegado ao HEC envolve motocicletas, principalmente quando as crianças são levadas sem capacete, entre duas pessoas. Os pais precisam ter cuidado quanto a isso também”.

A faixa etária das crianças que chegam ao HEC vítimas de acidentes nesta época do ano é de 4 a 11 anos, conforme ressalta Dr. Ailton Pedreira. “Os atendimentos neste período envolvem ainda casos de acidentes de carro, queimaduras, intoxicação e afogamento. Então, faço um alerta aos pais para que tenham cautela, atenção e prudência com as crianças, para que, assim, elas possam aproveitar as férias da melhor forma possível”, finaliza.

A mãe do garoto que precisou fazer uma cirurgia por conta de um acidente doméstico afirma que o filho foi atendimento imediatamente quando chegou ao hospital e que a cirurgia foi um sucesso. "A cirurgia foi rápida e os médicos foram atenciosos. Indico o hospital para qualquer pessoa. Meu filho foi muito bem tratado aqui", declara. Fonte:Acorda Cidade

Nenhum comentário: