26 de jan. de 2015

Riachão do Jacuípe: Furdunço Cultural homenageou Vinicius Matos e emocionou o público.

No último sábado dia 24 de janeiro de 2015, aconteceu mais uma edição do Furdunço Cultural, evento que já faz parte do calendário cultural da cidade de Riachão do Jacuípe. A edição do Furdunço, contou com a participação maciça dos músicos Jacuípenses, nesta que foi uma das melhores edições do Evento.

O produtor Cultural Joselito Soares, abriu os trabalhos, ressaltando a importância do homenageado no campo da música, tanto na nossa cidade, como na região. “Vinicius é querido por todos que tiveram a oportunidade de conviver com ele. Um ser iluminado, que em sua curta trajetória aqui na terra, teve o dom de encantar a todos, seja com sua música, seja com sua humildade enquanto pessoa. Sei que ele está aqui, vendo esta homenagem que estamos fazendo. Agradeço a Família, que está presente, Abraço no coração de vocês meus queridos, a emoção é muito grande”.

O palco ficou pequeno para a quantidade de amigos que vieram prestar estas homenagens a Vinicius. A interação entre os participantes ocorreu de forma natural, muitas canções foram compartilhadas, muitos depoimentos emocionados perpassaram as falas dos amigos, familiares e admiradores do homenageado, a emoção e as lembranças tocaram de forma sensível o público do evento. Itamar, com quem o músico realizou ,faz pouco tempo, a gravação de um CD com músicas conhecidas do repertorio tocado por Itamar, do conteúdo ainda inédito, foram apresentadas cinco faixas nas quais Vinicius apresenta sua forma mágica de tocar o teclado. Neste momento foi possível perceber de forma clara a emoção dos familiares, dos amigos, do público que lotou a Praça Landulfo Alves no último sábado.

A Secretária de Educação Esporte e Cultura, Ana Rita Rios, acrescentou a importância da escolinha de música para a Formação musical na cidade..“O nosso amigo e colega que passou por aqui, deixou seu perfume, e até hoje exala em nossas vidas.Grande professor, grande colega, grande aluno, grande amigo, como foi colocado aqui, e agente não se esquece e nunca vai se esquecer, porque na verdade aquilo que ele plantou, as sementinhas que ele deixou, ficou no coração de cada criança que estudou durante o ano de 2013,na escola municipal de música Manoel Inácio, realmente ficou marcado. Quando me recordo dos alunos da APAE aprendendo a tocar o teclado, e quando a gente se deparava com aquele aluno especial tocando, não tem como a gente esquecer da sua imagem da sua pessoa, de todo seu trabalho, de todo seu legado” Pontuou Ana Rita em sua fala.

A prefeita Tânia Matos, no uso da palavra, disse:“Vinicius sempre foi este músico dedicado, bem como um exemplar professor, reconhecido por todos. Sempre foi um bom filho, um grande profissional, um grande ser humano, que deixou uma boa impressão para com aqueles que conviveram com ele”. Ainda em sua fala Tânia reafirmou seu apoio ao projeto do Furdunço Cultural.

Na ultima parte do Furdunço, O irmão de Vinícius, Vitor Matos, junto aos demais familiares presentes, subiu ao palco e deu um emocionado depoimento de sua convivência com o irmão, suas experiências musicais, o carinho e o
convívio no dia a dia em casa, também cantou uma musica em homenagem ao irmão.


O evento fez jus ao seu nome e promoveu um espetáculo ao integrar as várias gerações de músicos jacuípenses que, um a um, foram subindo ao palco e formaram uma super-banda, onde cantaram muitos sucessos atuais e clássicos da música popular, coroando com chave de ouro mais uma edição do Furdunço Cultural.




Nenhum comentário: