10 de jan. de 2015

Projeto final de criação da UFNB segue para Brasília até dia 19

portalA comissão de criação da Universidade Federal do Nordeste da Bahia (UFNB) concluirá até o dia 19 de janeiro, prazo limite para envio ao Governo Federal, o projeto final com todas as informações necessárias para andamento do processo.

Nesta quinta-feira (08), membros da comissão e representantes de municípios se reuniram em Serrinha para acertar os últimos detalhes, e discutir os critérios de escolha dos municípios que possivelmente receberão os campi no território do Sisal. A escolha será realizada na próxima segunda, dia 12.

Os outros três territórios já definiram as cidades-sede. São elas: Riachão do Jacuípe e Ipirá (território Bacia do Jacuípe); Itapicuru e Alagoinhas (território Litoral Norte e Agreste Baiano) e Jeremoabo e Ribeira do Pombal – Cícero Dantas (território Semiárido Nordeste II). A polêmica está por conta do município de Esplanada (Litoral Norte e Agreste Baiano), que divulgou informações sobre já ter sido definida como cidade-sede, mas ainda há controvérsia.

Em relação ao território Nordeste II, não houve consenso entre os municípios de Ribeira do Pombal e Cícero Dantas para receber um dos campi. Como alternativa ao impasse, ambos decidiram que a sede da UFNB será construída em terreno fronteiriço entre as duas localidades e terão as despesas iniciais divididas.

Nenhum comentário: