3 de jun. de 2013

2ª Trilha da Poeira agita fim de semana em Nova Soure

 

Localizado no semi-árido baiano, o município de Nova Soure viveu em clima de festa no último final de semana com a realização do 2º Trilhão da Poeira. O evento, realizado com sucesso total, no domingo (2/6), pelo grupo Poeira Off-Roud, reuniu cerca de 160 trilheiros de várias cidades da Bahia e, também, de outros estados, a exemplo, de Sergipe.
Ao todo, foram quase 60 quilômetros de trilha, em contato direto com a natureza, atravessando rios, riachos e mata ciliar. Apesar do grande esforço devido os obstáculos em determinados trechos acidentados ao longo do percurso, os trilheiros chegaram inteiros ao final da prova.
Eles foram aplaudidos pela multidão que o aguardavam, na praça da República, onde participaram de um delicioso almoço, acompanhado ao som das bandas Partidaço e Mip Raça, todas da região. A hospitalidade e a alegria do povo de Nova Soure contagiaram os visitantes, que se sentiam como estivessem em suas próprias cidades.
“Trate-se realmente de um povo bastante hospitaleiro e alegre, que irradia amor ao próximo na chegada de cada visitante”, disse, emocionada, a jovem Cristina França, de Sergipe, garantindo ela retornar a Nova Soure no próximo evento, ano que vem. “Com certeza estarei aqui de volta, justamente pela recepção desse povo maravilhoso, bem como pelo gosto e importância do esporte realizado no município”.

De acordo com um dos coordenadores do evento, Esron Carvalho, a Trilha tem o objetivo de promover a integração entre os amantes dos esportes radicais e, também, reforçar a solidariedade entre os cidadãos que participam do evento. “A intenção é valorizar o esporte e ajudar as pessoas carentes da nossa cidade”, observou ele, informando que foi arrecadada uma boa quantidade de alimentos não perecíveis para distribuir entre famílias necessitadas. Cada participante da trilha doou três quilos de alimentos no ato da inscrição.
O clima de festa começou a tomar conta da cidade na sexta-feira à noite, quando chegaram caravanas de trilheiros de cidades da Bahia e de outros estados. Júnior César Neves de Souza, de Crisópolis, é amante dessa modalidade de esporte e disse que não poderia deixar de participar deste evento em Nova Soure. “É uma trilha longa e cheia de obstáculos oferecidos pela própria natureza, o que fascina a todos que gostam deste tipo de esporte”.
“É adrenalina pura do início ao fim”, resume Sérgio Caetano Silva, da Linha Verde, região de Esplanada. “A trilha de Nova Soure mexe com a gente porque nos faz interagir diretamente com a natureza, passando por rio, riacho e mata ciliar”, narrou José Raimundo Mata, de Sauípe, Entre Rios. “Além de esporte anti-estressante, a trilha proporciona mais amor e zelo à natureza, amor ao próximo, lazer, turismo e entretenimento”, completou Darlan Araújo, um dos coordenadores do evento.
Para a realização da Trilha, realizada na manhã do domingo, foram mobilizadas mais de 300 pessoas, participando diretamente do evento e outras tantas envolvidas de maneira indireta na produção da prova. A impecável organização da trilha proporcionou aos trilheiros um delicioso café da manhã, às 8 horas, na Praça da República, de onde partiram para a aventura dominical. No meio do caminho, teve até lanche para os participantes, no Balneário do Cauê. Também foi oferecido aos trilheiros acampamento grátis no Rancho Casa da Mãe Joana, localizado na Fazenda Lagoa Grande.
“A 2ª Trilha da Poeira foi coroada de êxito total com a participação de um maior número de trilheiros e, também dos diversos segmentos da sociedade de Nova Soure, elevando o nível de conscientização sobre a importância do esporte aliada à melhoria da qualidade de vida e bem-estar social”, concluiu Richard Reis, um dos coordenadores do evento.
Por Reginaldo Santos
Fotos Antonio Luis


Nenhum comentário: